A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, SP, iniciou a operação da ETA modular, uma estação de tratamento de água composta por três módulos que foi instalada na ETA I, uma estação convencional, na Vila Menuzzo.

Com a instalação, a capacidade de tratamento de água do sistema I, responsável pelo abastecimento de 30% dos moradores de Sumaré, o equivalente a 81 mil pessoas, aumentou em 70 L/s, ou seja, passou de 270 para 340 L/s.

A ETA Modular é composta pelos módulos de floculadores, decantadores e filtros, que possuem a mesma eficiência no tratamento de água se comparada a uma ETA convencional, como a ETA I. “Após a dosagem dos produtos químicos necessários na entrada comum da ETA convencional, a água é encaminhada para a ETA modular, onde passa pelos processos de floculação, decantação e filtração para, posteriormente, ser distribuída com qualidade à população”, complementa  Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.



Mais Notícias HYDRO



BNDES apoia Grupo Bauminas no desenvolvimento de coagulantes para tratamento de águas e efluentes

Financiamentos viabilizam nova planta em Uberlândia e a aquisição de máquinas, equipamentos e sistemas.

22/09/2026


São Leopoldo passa a produzir hipoclorito de sódio na ETA

Sistema instalado pelo Semae terá capacidade para gerar o equivalente a 300 kg de cloro ativo por dia.

22/09/2026


Reúso de água avança como estratégia de segurança hídrica na mineração

Monitoramento e recirculação reduzem a necessidade de novas captações e aumentam resiliência das operações em períodos de escassez.

22/09/2026