A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, SP, iniciou a operação da ETA modular, uma estação de tratamento de água composta por três módulos que foi instalada na ETA I, uma estação convencional, na Vila Menuzzo.
Com a instalação, a capacidade de tratamento de água do sistema I, responsável pelo abastecimento de 30% dos moradores de Sumaré, o equivalente a 81 mil pessoas, aumentou em 70 L/s, ou seja, passou de 270 para 340 L/s.
A ETA Modular é composta pelos módulos de floculadores, decantadores e filtros, que possuem a mesma eficiência no tratamento de água se comparada a uma ETA convencional, como a ETA I. “Após a dosagem dos produtos químicos necessários na entrada comum da ETA convencional, a água é encaminhada para a ETA modular, onde passa pelos processos de floculação, decantação e filtração para, posteriormente, ser distribuída com qualidade à população”, complementa Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
Mais Notícias HYDRO
Objetivo é automatizar a coleta de dados ambientais no entorno da Usina Belo Monte.
03/06/2025
Informações são integradas em mapas geoprocessados, facilitando a tomada de decisões.
03/06/2025
Norma se refere a tubos de PVC-M DEFOFO com junta elástica.
03/06/2025