A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, SP, iniciou a operação da ETA modular, uma estação de tratamento de água composta por três módulos que foi instalada na ETA I, uma estação convencional, na Vila Menuzzo.

Com a instalação, a capacidade de tratamento de água do sistema I, responsável pelo abastecimento de 30% dos moradores de Sumaré, o equivalente a 81 mil pessoas, aumentou em 70 L/s, ou seja, passou de 270 para 340 L/s.

A ETA Modular é composta pelos módulos de floculadores, decantadores e filtros, que possuem a mesma eficiência no tratamento de água se comparada a uma ETA convencional, como a ETA I. “Após a dosagem dos produtos químicos necessários na entrada comum da ETA convencional, a água é encaminhada para a ETA modular, onde passa pelos processos de floculação, decantação e filtração para, posteriormente, ser distribuída com qualidade à população”, complementa  Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025