A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, SP, iniciou a operação da ETA modular, uma estação de tratamento de água composta por três módulos que foi instalada na ETA I, uma estação convencional, na Vila Menuzzo.
Com a instalação, a capacidade de tratamento de água do sistema I, responsável pelo abastecimento de 30% dos moradores de Sumaré, o equivalente a 81 mil pessoas, aumentou em 70 L/s, ou seja, passou de 270 para 340 L/s.
A ETA Modular é composta pelos módulos de floculadores, decantadores e filtros, que possuem a mesma eficiência no tratamento de água se comparada a uma ETA convencional, como a ETA I. “Após a dosagem dos produtos químicos necessários na entrada comum da ETA convencional, a água é encaminhada para a ETA modular, onde passa pelos processos de floculação, decantação e filtração para, posteriormente, ser distribuída com qualidade à população”, complementa Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
Mais Notícias HYDRO
Projeto da Compesa prevê uso de tecnologia de detecção de vazamentos em tubulações de grande diâmetro.
07/07/2026
Empresa destaca economia de 2,3 bilhões de m³ de água desde 2016.
07/07/2026
Por Fabio Bento, doutor em química e especialista da Pensalab.
07/07/2026