A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, SP, iniciou a operação da ETA modular, uma estação de tratamento de água composta por três módulos que foi instalada na ETA I, uma estação convencional, na Vila Menuzzo.

Com a instalação, a capacidade de tratamento de água do sistema I, responsável pelo abastecimento de 30% dos moradores de Sumaré, o equivalente a 81 mil pessoas, aumentou em 70 L/s, ou seja, passou de 270 para 340 L/s.

A ETA Modular é composta pelos módulos de floculadores, decantadores e filtros, que possuem a mesma eficiência no tratamento de água se comparada a uma ETA convencional, como a ETA I. “Após a dosagem dos produtos químicos necessários na entrada comum da ETA convencional, a água é encaminhada para a ETA modular, onde passa pelos processos de floculação, decantação e filtração para, posteriormente, ser distribuída com qualidade à população”, complementa  Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.



Mais Notícias HYDRO



Emprego em obras de saneamento cresce 20% no acumulado de 2026, aponta o Radar Asfamas

Segunda edição do estudo revela avanço da infraestrutura de saneamento e alta de 3,9% na produção da indústria do setor.

29/09/2026


Sabesp segue com inscrições abertas para mais de 60 vagas em seu Programa de Estágio 2027

Com oportunidades na capital e no interior paulista, processo seletivo busca universitários de diversas áreas para atuar no setor de saneamento.

29/09/2026


Governo de São Paulo usa tecnologia de ultrassom para conter algas e Praia de Sabino volta a ficar própria para banho

Projeto-piloto da Cetesb, em operação há dois meses, registra redução de 91,5% na concentração de toxina produzida pelas algas.

29/09/2026