A Johnson Screens, uma marca do Aqseptence Group, especializada em soluções de captação passiva por sistema de filtros, apresentou na Fenasan o meio de filtração ativado Greenfil, baseado em vidro inerte e amorfo fabricado por reciclagem de garrafas de vidros verdes e marrons. “É uma solução comprovada para melhorar o desempenho de filtros de areia sem a necessidade de investimentos adicionais em infraestrutura”, disse David Nasser, gerente de desenvolvimento de negócios da Johnson Screens.

O Greenfil pode ser usado em filtração de meio simples ou duplo, tanto em filtros de gravidade rápido e filtros a pressão para tratamento de diversas fontes de água, como subterrânea, superficiais, do mar e residuais. De acordo com a empresa, a solução reduz a água de retrolavagem em até 50%, proporcionando um rápido retorno sobre investimento, além de inibir o crescimento de bactérias e eliminar aglomeração, canalização e passagem de água não filtrada.

A Johnson Screens foi fundada em 1904 pelo inventor das telas com arame em forma de “V” Vee-Wire, que são usadas até hoje para criar os mais diversos meios de filtragem com grande resistência, longa vida útil e alta de adaptabilidade para separação sólida/liquida de alta eficiência. Presente em mais de 100 países, a Johnson Screens conta com fábrica de 1500 m2 em São Bernardo do Campo, SP, com 35 colaboradores, atendendo os mercados de papel e celulose, processamento de açúcar, tratamento de água e efluentes e processamento de proteínas.

Além do Greenfil, alguns exemplos de produtos fabricados pela Johnson Screens do Brasil e usados na indústria de dessalinização de água é o Max-flow, filtro de captação passiva, e o microfiltro rotativo regainer RT, um equipamento autolimpante, robusto e com alimentação interna usado para serviço pesado. Construída com arame Vee-Wire, ele captura um nível mais alto de sólidos em comparação com as peneiras rotativas convencionais, oferecendo benefícios como perda de baixa pressão, inferior a 0,4 mm; limpeza automática da malha, sem necessidade de abastecimento externo de água, utilizando a água filtrada do efluente; a rotação do tambor e a lavagem da tela intermitentes e mais eficientes em termos energéticos; e manutenção simples e de baixo custo. O design antientupimento é fácil de manter usando o sistema patenteado de limpeza de malha Hydroburst da Johnson Screens, adequada para vazões elevadas e baixas.

Já a tela de captação passiva Max-Flow da Johnson Screens fornece captação eficiente e ininterrupta de água de rios, lagos e oceanos, com capacidade de fluxo 40% maior do que os modelos anteriores e um modificador interno recém-redesenhado. Além disso, as telas são certificadas segundo os regulamentos internacionais mais altos para minimizar o impacto ambiental durante a captação de efluentes. 

Todos os produtos da empresa são apoiados por pessoal técnico local que fornece assistência na seleção dos produtos e adaptação para cada projeto. O grupo conta com time de serviço que trabalha na instalação e manutenção dos equipamentos usando tecnologias inovadoras como realidade aumentada.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025