A Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo apresenta seu Catálogo de Dados Abertos, ferramenta que reúne informações de dados históricos relacionados à qualidade do ar, águas superficiais e águas subterrâneas, além da evolução do saneamento básico no estado. Em breve a plataforma disponibilizará informações sobre a qualidade das águas costeiras, rede de sedimentos e balneabilidade das praias.

Com acesso intuitivo, é possível verificar onde estão as estações de monitoramento automáticas de ar, rios e águas subterrâneas. Também estão acessíveis as séries históricas desses parâmetros, bem como informações a respeito dos critérios técnicos que baseiam as análises conduzidas pela Cetesb.

“Nossa intenção é trazer cada vez mais transparência para os dados produzidos pela Cetesb, de modo a facilitar o entendimento sobre aspectos ambientais do estado, oferecendo à população, comunidade científica, estudantes e outros públicos interessados informações baseadas em rígidos critérios técnicos e científicos, mas com uma interface amigável e simples entendimento”, explica Liv Nakashima, diretora de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da Cetesb.

A iniciativa está em consonância com a Lei 12.527/2011 e o Decreto 7724/2012, que estabelecem os marcos regulatórios para a transparência e o acesso à informação no Brasil, garantindo que qualquer cidadão possa acessar dados públicos e informações de interesse coletivo, aproximando a sociedade do trabalho realizado pelos órgãos públicos.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026