A Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo apresenta seu Catálogo de Dados Abertos, ferramenta que reúne informações de dados históricos relacionados à qualidade do ar, águas superficiais e águas subterrâneas, além da evolução do saneamento básico no estado. Em breve a plataforma disponibilizará informações sobre a qualidade das águas costeiras, rede de sedimentos e balneabilidade das praias.

Com acesso intuitivo, é possível verificar onde estão as estações de monitoramento automáticas de ar, rios e águas subterrâneas. Também estão acessíveis as séries históricas desses parâmetros, bem como informações a respeito dos critérios técnicos que baseiam as análises conduzidas pela Cetesb.

“Nossa intenção é trazer cada vez mais transparência para os dados produzidos pela Cetesb, de modo a facilitar o entendimento sobre aspectos ambientais do estado, oferecendo à população, comunidade científica, estudantes e outros públicos interessados informações baseadas em rígidos critérios técnicos e científicos, mas com uma interface amigável e simples entendimento”, explica Liv Nakashima, diretora de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da Cetesb.

A iniciativa está em consonância com a Lei 12.527/2011 e o Decreto 7724/2012, que estabelecem os marcos regulatórios para a transparência e o acesso à informação no Brasil, garantindo que qualquer cidadão possa acessar dados públicos e informações de interesse coletivo, aproximando a sociedade do trabalho realizado pelos órgãos públicos.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025