A Braskem e a Chemetry, empresa norte-americana de tecnologia ambiental para o setor químico, anunciaram a instalação de uma unidade de demonstração para a produção de EDC – dicloro etano e soda cáustica. O investimento, avaliado em US$ 18 milhões, será compartilhado entre as companhias.

O EDC é um produto químico utilizado, principalmente, na produção de PVC - Policloreto de Vinila, uma das resinas termoplásticas mais relevantes do mercado por conta de sua vasta possibilidade de aplicações e entre as mais comuns na indústria da construção.

A unidade terá como base a tecnologia eShuttle, da Chemetry, que permite a produção de EDC de alta pureza, sem a geração de cloro gasoso. Entre os principais benefícios estão a redução significativa do consumo de energia elétrica e dos custos de produção, além da possibilidade de expandir a capacidade operacional dentro da área física existente.

A eShuttle foi desenvolvida pela Chemetry em seus laboratórios e testada em uma unidade piloto da empresa em Moss Landing, na Califórnia, EUA. A fábrica de demonstração que será construída em parceria com a Braskem é o passo seguinte, sendo uma escala intermediária entre a piloto e a industrial, e tida como fase decisiva para a confirmação da viabilidade técnica e econômica do projeto. As equipes de tecnologia e inovação, desenvolvimento de processo e projetos da Braskem atuarão em conjunto com a Chemetry na implantação da unidade de demonstração, cuja operação industrial será de responsabilidade da petroquímica brasileira.

A estrutura da unidade de demonstração será construída no Canadá, por uma empresa parceira especializada, e virá pré-montada (skid mounted) para o Brasil. A fábrica ficará instalada na unidade de cloro e soda da Braskem em Maceió, AL, e com partida da operação demo prevista para o segundo semestre de 2022.




Mais Notícias HYDRO



Motobombas automatizam monitoramento de chorume em aterro da Essencis

Equipamentos realizam a drenagem dos poços.

15/09/2020


Novos MBAs sobre saneamento e concessões

Cursos começam nos próximos dias.

15/09/2020


Amanco Wavin e Senai lançam curso sobre metodologia BIM

Ferramenta simula a obra real em 3D, colaborando para a precisão do projeto.

15/09/2020