Segundo dados da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, em 2023, foram coletados mais de 553 milhões de litros de OLUC - Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado no Brasil. Para se ter uma ideia, um único litro de OLUC é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Em termos comparativos, o volume coletado em 2023, se não tivesse o destino correto, teria a capacidade de contaminar 55 mil vezes o volume de água presente na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, com estimados 10 bilhões de litros. Um case de sustentabilidade no Brasil, a logística reversa do OLUC impede a degradação do meio ambiente, com um potencial poluidor desta magnitude, todos os anos.

O OLUC é o resíduo preto que sai dos motores após a troca do óleo e é um vilão ambiental classificado como altamente contaminante. Ele está presente em motores de automóveis e equipamentos industriais, e deve ser destinado de forma adequada, sendo considerado altamente perigoso à saúde e ao meio ambiente, caso seja descartado de forma irregular.

“Imaginar a contaminação de 55 mil Lagoas da Pampulha faz refletir em como ações ambientais efetivas são parte da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas que nos afetam. Apesar de termos uma legislação consistente é preciso aumentar a conscientização da população”, afirma Aylla Kipper, presidente da Ambioluc, entidade que representa a logística reversa do setor de rerrefino de óleo lubrificante usado no país e head de relações institucionais e sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais.

Devido ao impacto ambiental significativo, a legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino e proíbe o uso do resíduo como combustível ou para quaisquer outros fins.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025