A Copasa colocou em operação no bairro Cachoeira do Vale, no município de Timóteo, no Vale do Aço, MG, uma tecnologia baseada em filtro natural capaz de remover as impurezas da água retirada de poços. O equipamento tem capacidade de tratar 70 m³/h e beneficiará cerca de 7500 pessoas.

“O equipamento objetiva o tratamento por meio de filtros pressurizados com leito de filtração à base de zeólita, cuja finalidade é retirar impurezas dissolvidas na água, dentre elas os íons metálicos, como o ferro e o manganês, que estão presentes de forma natural nas águas brutas de fontes subterrâneas”, diz a gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Leste da Copasa, Naiara Jácome.

Para instalar e colocar em operação o filtro, que tratará a água captada em dois poços profundos no bairro, a Copasa investiu mais de R$ 400 mil. A gerente destaca que este tipo de equipamento já foi implantando em municípios que integram a UNLE - Unidade de Negócio Leste da Copasa. Esta é a sexta localidade contemplada com a tecnologia na região.

“No primeiro semestre deste ano, colocamos em operação no distrito de Naque/Nanuque, que pertence ao município de Açucena, e em José Raydan outros dois filtros pressurizados que têm contribuído com a promoção da saúde para as pessoas por meio desse tratamento de água. Também já havíamos instalado dois filtros com esta tecnologia em Tarumirim, em 2021, e um em Faria Lemos, em 2022. A operação do novo equipamento no bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo, vai garantir o atendimento integral aos padrões de potabilidade da água, previsto na Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde, colaborando para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas que vivem na localidade”, finalizou a gerente.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026