A Casan - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento reforça seu compromisso com a qualidade da água fornecida aos catarinenses por meio de uma parceria estratégica com o Instituto Senai de Tecnologia Ambiental, de Blumenau. A companhia firmou dois contratos com o instituto, para apoiar as análises realizadas pela Casan, complementando os ensaios conduzidos em seus 10 laboratórios próprios. 

Nos próximos dois anos, a Casan, em colaboração com o Instituto Senai, fará cerca de 25 mil ensaios para garantir a segurança e a qualidade da água. Um dos contratos prevê aproximadamente 20 mil ensaios em amostras coletadas dos sistemas de distribuição, saídas de tratamento e mananciais subterrâneos e superficiais. Essas análises abrangem diversos parâmetros, como o índice de agrotóxicos e de materiais orgânicos e inorgânicos, atendendo às exigências do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária de Santa Catarina para a água tratada, distribuída e bruta. Além disso, o segundo contrato abrange mais de 4 mil análises de efluente tratado, ou seja, do esgoto que foi depurado, ao longo dos próximos dois anos.

A Casan entende que os contratos com o Senai facilitam a logística de atendimento correto relacionado aos tempos de análise e favorece a troca de experiências e conhecimento entre as duas instituições. Além disso, os resultados são obtidos no próprio estado.

Os laboratórios da companhia são responsáveis por mais de 540 mil análises anuais nas estações de tratamento de água e de esgoto. Em relação à água, são avaliados parâmetros de cor, turbidez e cloro residual. Já em relação ao tratamento de esgoto, são avaliados parâmetros como coliformes totais, nitrogênio, nitrito, fósforo e alumínio, entre diversos outros. 

Os ensaios conduzidos pelo Senai analisam parâmetros que são exigidos por órgãos como o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e Vigilância Sanitária de Santa Catarina, e que a Casan não executa em sua rede de laboratórios.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026