O prefeito de Volta Redonda, RJ, Antônio Francisco Neto assinou um convênio que possibilitará a implantação do programa de gerenciamento de perdas em sistemas de distribuição de água. A iniciativa é desenvolvida pelo CDTASA - Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental do Ceivap - Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A ação conta com parceria da Agevap - Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
A partir desse convênio, o município receberá um projeto-piloto com uso de inteligência artificial no gerenciamento e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água. Sensores serão instalados na rede de distribuição para o acompanhamento dos dados produzidos. A tecnologia permitirá o monitoramento das pressões na rede de distribuição e, ao detectar mudanças, a identificação de vazamentos e outros problemas de forma rápida, diminuindo as perdas.
Em Volta Redonda, a estimativa é que a perda de água potável gire em torno de 40%. O objetivo é chegar a uma redução de 15% no índice no prazo de um ano. A expectativa é que o protótipo seja implementado em outras áreas do município.
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025