O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou financiamento no valor de R$ 31 milhões para a Constanta Industrial desenvolver produtos com tecnologia de IoT - Internet das Coisas destinados ao monitoramento e gestão do consumo inteligente na iluminação pública, no saneamento e no gás.

A empresa investirá na ampliação e modernização de capacidade produtiva nas unidades industriais de Atibaia, SP, e Manaus, AM. Os recursos são provenientes do BNDES Funttel - Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações e representam cerca de 70% do projeto da Constanta, com valor total de R$ 44,5 milhões. A Constanta contou com a assessoria da Naia Capital na estruturação da operação.

“A Constanta está entusiasmada com a parceria e o incentivo do BNDES, que viabilizou o financiamento. Este apoio é um marco significativo para nossa empresa, que sempre acreditou no potencial do desenvolvimento de tecnologias locais e sempre apoiou o crescimento da indústria nacional ‘Made in Brazil’. Com a ampliação e modernização de nossas unidades industriais em Atibaia, SP, e Manaus, AM, estamos comprometidos em oferecer soluções tecnológicas de ponta que promovam o crescimento e a competitividade da indústria nacional, com a ambição de levar nossas soluções ao mercado internacional”, diz Pedro Gouveia, CFO da Constanta.

Uma das tecnologias previstas no projeto é um dispositivo para se conectar aos hidrômetros do mercado de água e um medidor de gás com tecnologia IoT que permite monitorar, analisar e transmitir dados de consumo. Os produtos fornecerão aos consumidores e empresas informações mais precisas, detecção precoce de falhas e vazamentos e, desta forma, uma gestão mais eficiente de uso dos recursos. A tecnologia pretende reunir em uma única plataforma a medição e contagem de pulsos, acionamento de eletroválvulas e leituras de pressão, em um produto de fabricação nacional com atendimento à Portaria 950 - Bens Desenvolvidos no Brasil.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025