A prefeitura e a Águas de Penha, SC, inauguraram no dia 13 de junho a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Gravatá, a primeira da história da cidade. A universalização do sistema no município prevê investimentos na ordem de R$ 116 milhões até 2033.

A ETE Gravatá tem capacidade para tratar 12 L/s, o equivalente a um milhão de litros por dia. A estação, com capacidade inicial para atender 1298 residências, marca o início da universalização do sistema de esgotamento sanitário em Penha. “O sistema, no entanto, estará sempre em condições de atender à demanda da população, com novas ligações sendo feitas à medida que novas casas forem construídas”, diz Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha. A empresa iniciará em breve a notificação dos clientes sobre a disponibilidade da conexão e dos serviços de tratamento de esgoto.



Mais Notícias HYDRO



Copasa lança plano de reúso de água em Minas em parceria com outras instituições

Projeto busca construir soluções sustentáveis para o aproveitamento do efluente tratado.

15/09/2026


John Crane ajuda produtor de açúcar a economizar mais de 6,2 milhões de litros de água durante safra de seis meses

Modernização com selos mecânicos reduz em 80% o consumo de água de selagem em quatro bombas de operação contínua.

16/09/2026


Infraestrutura de saneamento ganha papel estratégico diante da pressão sobre os recursos hídricos

Materiais mais duráveis e redes eficientes ajudam a reduzir perdas, custos de manutenção e impactos de eventos climáticos extremos.

15/09/2026