O crescimento sustentável local e regional das cidades paulistas é um dos objetivos da atuação da Desenvolve SP, a agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo.

A instituição financeira atua com foco também no atendimento das metas dos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Nos 16 primeiros meses da atual gestão do governo do estado, de janeiro de 2023 a maio de 2024, foram liberados mais de R$ 64,5 milhões por meio das linhas Economia Verde, Municípios Sustentáveis, Água Limpa e Desenvolve Mulher Sustentável.

No setor público, neste mesmo período, foram financiados projetos ligados à gestão de resíduos sólidos, tratamento de água e esgoto, além de energia limpa, que inclui, por exemplo, a compra de painéis fotovoltaicos para instalação de usinas solares. Já no setor privado, empresas de 21 cidades de 10 Regiões Administrativas tiveram crédito aprovado por meio das linhas Economia Verde e Desenvolve Mulher Sustentável.

Nos 15 anos de existência da Desenvolve SP, financiamentos de projetos de estações de tratamento de água e esgoto apresentados pelas prefeituras paulistas já melhoraram a vida de mais de 1 milhão de pessoas.

“A Desenvolve SP apoia projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética. Essas práticas deixaram de ser um luxo e se tornaram necessidade nos negócios. Ao buscar reduzir os impactos negativos no planeta, as empresas criam novos mercados e agregam valor aos seus produtos e à sua marca”, afirma Stefano Gatti, Superintendente de Sustentabilidade e Impacto da Desenvolve SP.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026