No dia 30 de abril foi assinado um termo de cooperação técnico-científica entre a UFC - Universidade Federal do Ceará e órgãos do setor hídrico do estado. A medida institui o CEPAS - Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas, que reúne laboratórios de diferentes áreas da universidade, para trabalhar na busca de soluções inovadoras e tecnológicas com foco em uma melhor proteção, gestão e tratamento das águas no Ceará.

O CEPAS tem como objetivo fomentar o conhecimento para fortalecer o setor de recursos hídricos. A iniciativa prevê o desenvolvimento de pesquisas científicas, além de novas tecnologias e alternativas para melhor encarar futuros períodos de seca, garantindo a oferta de água de qualidade para a população.

“O Ceará está dando mais um passo importante. Esse é um momento que conclui o processo de instalação do CEPAS, visto que como um centro de políticas públicas, ele requer essa ligação orgânica com o Estado. Esse é um momento de formalização dessa aliança que o Estado faz para possibilitar o diálogo na construção de políticas de água e de convivência com a seca”, afirma o professor e cientista-chefe, Francisco de Assis de Sousa Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC.

Para a atividade da Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará no que diz respeito ao abastecimento da população, esta é uma parceria fundamental para mitigar inclusive os impactos das mudanças climáticas que já afetam não só o Ceará, mas todos os estados brasileiros. Neuri Freitas, presidente da companhia, destaca que, apesar do setor hídrico do Ceará ser considerado uma referência nacional, é importante continuar na busca constante por inovação.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026