Uma nova etapa de concretagem foi realizada na ETE - estação de tratamento de esgoto Insular em Florianópolis, SC. Ao todo, sete caminhões despejaram 52 m³ de concreto no chamado tanque de aeração 3. Ele será a maior estrutura de depuração da ETE, com 64 m de comprimento, 32 m de largura e altura de 4,8 m. A obra faz parte da ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário da região central da Bacia do Itacorubi.

O tanque de aeração é a unidade da ETE responsável pelo tratamento biológico do efluente que chega à estação por meio da ação de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica. A ETE Insular também terá um processo moderno de depuração capaz de remover nutrientes específicos como fósforo e nitrogênio, o chamado tratamento terciário, e desinfecção por sistema de cloro gás.

As obras da Casan - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento para a ampliação do sistema têm investimento de R$ 194 milhões, com recursos já garantidos junto à JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025