Uma oportunidade para quem trabalha em pequenas propriedades rurais será oferecida pela Embrapa Instrumentação, em São Carlos, SP, no dia 11 de abril, das 8h30 às 11h30. É um Dia de Campo, totalmente gratuito, sobre as tecnologias para saneamento básico rural e também o uso de biofertilizante líquido.

Quem participar, além de palestras explicativas, vai acompanhar as demonstrações no campo da Fossa Séptica Biodigestora, tecnologia desenvolvida para tratamento do esgoto nas propriedades rurais e em áreas isoladas, e também do Jardim Filtrante, cuja finalidade é tratar a água das pias e chuveiros nessas residências.

Pela primeira vez em São Carlos também haverá demonstração do uso do efluente do esgoto tratado, tanto na produção de milho, quanto na produção de mudas de árvores. Esse biofertilizante líquido gerado pela fossa séptica biodigestora pode garantir mais uma fonte de renda para a agricultura familiar, além de contribuir para diminuir o impacto no meio ambiente.

 “A falta de saneamento básico, com o uso da Fossa Rudimentar (popularmente conhecida como Fossa Negra), por exemplo, pode provocar doenças e contaminar locais que fornecem água para o abastecimento das cidades, ou seja, é um problema rural e urbano ao mesmo tempo”, explica o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, da Embrapa Instrumentação, coordenador técnico do evento.

O evento será realizado no Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre). É necessário fazer a inscrição no https://www.embrapa.br/instrumentacao/dia-de-campo-saneamento.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026