A produção de aço, considerada grande consumidora de água, tem alcançado avanços importantes na redução de seu impacto sobre as bacias hidrográficas. Entre estas empresas está a ArcelorMittal. Todas as unidades da empresa possuem Plano Diretor de Águas, que visa garantir a disponibilidade dos recursos hídricos para as operações em curto, médio e longo prazo. A empresa tem alcançado avanços significativos na redução do impacto sobre as bacias hidrográficas e implementado ações inovadoras para garantir a sustentabilidade dos recursos.
No Espírito Santo, a unidade de Tubarão, localizada no município de Serra, é a maior planta de aço da empresa e possui a menor dependência da captação de água doce do Brasil: 96% da água utilizada em seus processos vem do mar.
A unidade também possui diversificada gama de fontes de suprimento. Além de captar o recurso do Rio Santa Maria, na Grande Vitória, a empresa opera a maior planta de dessalinização de água do mar do país, capaz de produzir até 500 m³/h de água industrial e possui poços para captação subterrânea.
A usina firmou, ainda, contrato de 30 anos para a aquisição de um volume significativo de água proveniente da EPAR - Estação de Produção de Água de Reúso Camburi, em Vitória, em parceria com a Cesan - Companhia Espírito Santense de Saneamento. O projeto prevê a transformação de 300 L/s de esgoto sanitário em água de reúso para fins industriais.
Foto: Mosaico Imagens
Mais Notícias HYDRO
Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.
03/02/2026
De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.
03/02/2026
Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.
03/02/2026