Em Paracuru, CE, uma solução de alta performance, adotada pela Cagece, garante a continuidade do abastecimento para mais de 30 mil habitantes. A ETA - Estação de Tratamento de Água móvel, com tecnologia de ultrafiltração já opera há um ano, por 24h, sem interrupções, com uma vazão de 180 m³, volume superior à necessidade de atendimento da população.

De acordo com Edmilson Macêdo (foto), gerente da Cagece na Unidade de Negócio Bacia do Curu e Litoral (UNBCL), a ETA móvel em Paracuru é uma estratégia de caráter emergencial da companhia, essencial para o abastecimento, enquanto o município aguarda a execução de uma nova estação de tratamento de água permanente e definitiva. “A ETA móvel atende a contento tanto em qualidade quanto em vazão suficiente. Então, até que a gente possa executar o projeto de uma ETA definitiva para o município, que também será com a mesma tecnologia de ultrafiltração, nós vamos operar o tratamento de água com a unidade móvel. Uma vantagem desse tipo de estação é que ela poderá ser instalada em outro município ou localidade em detrimento da necessidade”, explica.

César Sipelli, coordenador de Aquisições, Contratações e Serviços Técnicos da Cagece, reforça que, por meio do processo de ultrafiltração, as ETAs móveis garantem para a população uma água tratada com qualidade conforme os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. “A ETA de Paracuru, que fica em operação 24 horas, não tem registro de quebra e nem necessidade de manutenção”, afirma.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024