A Carioca Engenharia inicia a construção de estações de tratamento de esgoto nas cidades fluminenses de Petrópolis, Paraíba do Sul e Lumiar, focando em tecnologias que permitam maior eficiência e redução de custos. Em parceria com a TAE - Tigre Água e Fluentes, os projetos contam com técnicas como Biobob e Bioreator Combinado (BRC), onde já foram alcançados resultados ambientais na obra, com reduções de até 40% no consumo de energia e na geração de lodo, em comparação com técnicas convencionais.

“A tecnologia permitiu uma notável diminuição da área ocupada, possibilitando a instalação das estações de tratamento de efluentes em áreas mais próximas à população, especialmente no município de Petrópolis. Esta medida reduz o impacto nas comunidades e simplifica as extensões das redes de coleta”, destaca Viviane Fernandes, superintendente de saneamento da Carioca Engenharia.

As estações de Itaipava, Independência e Paraíba do Sul terão vazão de 30 L/s cada. Na estação de Lumiar, a vazão será de 20 L/s. “As ETEs, compostas por processos físicos e biológicos, proporcionarão a qualidade de lançamento necessária ao efluente tratado, atendendo aos padrões e exigências legais no âmbito federal e regional, promovendo a remoção de sólidos grosseiros, sedimentáveis e suspensos, óleos e graxas, matéria orgânica, nitrogênio amoniacal e fósforo”, reforça Viviane.

Além disso, será implantado o lean construction na obra da Estação de Tratamento do Centro, em Paraíba do Sul. A metodologia reduz desperdícios e aumenta a produtividade das obras.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025