Com terraplanagem concluída, a Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento avança na construção da primeira unidade que vai atender exclusivamente o Projeto Esgotamento Sobre Rodas. Inovando no modelo de coleta e tratamento, a companhia está implantando, em colaboração com a Prefeitura de Descanso, SC, uma logística de recolhimento do lodo nas fossas das residências, levando esse material para tratamento.

Nessa nova sistemática, que dispensa o assentamento de redes coletoras de esgoto, a inovação está também na forma de tratamento, que vai adotar uma solução baseada na natureza. Será usada a tecnologia de wetlands, também conhecida como jardins ou solos filtrantes.

Na Unidades de Gerenciamento de Lodo que começa a tomar forma em Descanso, a depuração será feita sem uso de produtos químicos e equipamentos eletromecânicos, usados para acelerar a depuração nas tradicionais ETEs - Estações de Tratamento de Esgotos. Microrganismos que naturalmente se desenvolvem junto às raízes das plantas farão a depuração no sistema wetlands.

A estrutura receberá investimento de R$ 2,3 milhões e a primeira etapa de concretagem será iniciada nas próximas semanas.

Com o Projeto Esgotamento Sobre Rodas, a Casan busca avançar na coleta e tratamento levando em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que opera. Entre 194 cidades em que atua, 140 têm até 15 mil habitantes, um cenário de baixa densidade populacional, que torna inviável a implantação de longas redes e grandes ETEs.

A estratégia é trabalhar em parceria com prefeituras e empresas de caminhão limpa-fossa para coleta do lodo e limpeza periódica das fossas. “É um projeto que tem potencial para ser adaptado à realidade de diversos outros municípios, atendendo a exigência da nova lei de saneamento para elevar a população beneficiada com esgotamento sanitário até 2033”, explica o engenheiro Alexandre Trevisan, que integra as equipes envolvidas na implantação do Esgoto Sobre Rodas.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025