Os protocolos de desinfecção e higiene das lavanderias comerciais estão sendo reforçados após a chegada do novo coronavírus. Hospitais, hotéis e indústrias passaram a analisar com mais atenção a higienização de lençóis, toalhas e outros itens. Pensando nisso, a Ecolab, fornecedora mundial em prevenção de infecções, soluções e serviços para água e higiene, desenvolveu o programa Protex 360º que, em 13 etapas, orienta lavanderias a evitarem a contaminação dos tecidos, desde a coleta até o momento da entrega.

Para proteger roupas, instalações e pessoas em todo o processo, o programa oferece treinamentos dos processos e produtos bactericidas, fungicidas e virucidas (Oxy-Brite LT e Destainer H), que podem oferecer até dois níveis de proteção. Dessa forma, as lavanderias passam a ter processos que colocam em prática um plano completo para higiene e controle do risco de biocontaminação. Além disso, reforça o cuidado durante as lavagens, garantindo a segurança dos tecidos por meio de ação mecânica, química, duração e temperatura.

Para Claudio Aguiar, líder da divisão de Textile Care da Ecolab no Brasil, o atual momento exige adaptação. “Neste momento que estamos vivendo, diminuir o risco de contaminação se torna ainda mais importante, e o Protex 360º trabalha em prol da desinfecção e segurança não apenas de tecidos, mas de toda a instalação da lavanderia, dentro e fora do local de lavagem”.

Com uma rígida análise de risco, um checklist foi desenvolvido pela Ecolab com o objetivo de auxiliar as lavanderias na execução de cada etapa, reforçando o cuidado no transporte, lavagem, inspeção de qualidade, embalagem e entrega. Além disso, a equipe de monitoramento realiza uma análise da lavanderia, verificando a água utilizada, tecidos, superfícies, ações dos colaboradores, para verificar se os protocolos estão sendo seguidos e os serviços estão sendo entregues de forma eficiente e segura. “O programa eleva o nível de cuidado com as peças e trabalha em prol da prevenção da contaminação e recontaminação, protegendo colaboradores e clientes”, finaliza Aguiar.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025