A Atibaia Saneamento vem investindo em técnicas e tecnologias que resultem em ações mais sustentáveis para gerir o negócio. Em julho de 2023, concluiu o processo de automação nas EEEs - Estações Elevatórias de Esgoto e ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto. A medida resultou em uma economia de 10% no consumo de energia elétrica, o que representa otimização no uso de recursos da empresa, que faz parte do Grupo Iguá.

De acordo com o gerente operacional da Atibaia Saneamento, Carlos Santana, o sistema implementado na ETE Estoril conta com a instalação de uma plataforma de automação que controla o funcionamento dos sopradores de ar, instrumentos utilizados para o tratamento de esgoto. “Além desse ganho na ETE, também investimos nas elevatórias, onde utilizamos a telemetria para realizar o acompanhamento remoto e o uso de inversores de frequência nas bombas, que auxiliaram na redução no consumo de energia elétrica, sem perder a capacidade de operação”, disse Santana.

A empresa recentemente também migrou para o Mercado Livre de Energia. O gerente explica que nessa modalidade existe a contratação de fornecedores variados, de acordo com o melhor custo/benefício, período de contrato e necessidades da concessionária, bem como uma diversidade fontes que vão desde hidrelétricas e usinas térmicas até fotovoltaicas.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024