A GS Inima conquistou contrato para implantação e operação de usina para produção de água potável a partir do tratamento de água do mar na Ilha de Shuweihat, para atender parte da população de Abu Dhabi. Esse é o maior projeto de dessalinização do grupo no mundo.

A concessão da planta de dessalinização para a GS Inima, em consórcio com a Abu Dhabi National Energy Company PJSC (TAQA), uma das maiores empresas listadas de serviços públicos integrados na Europa, Oriente Médio e África, foi realizada pela EWEC - Emirates Water and Electricity Company. O contrato segue o modelo de BOO - Build - Own - Operate para o Projeto Independente de Água (IWP) de osmose reversa Shuweihat 4 (S4 RO), que deve entrar em operação em meados de 2026.

Localizado no Complexo de Energia e Água de Shuweihat, o projeto S4 RO envolverá o desenvolvimento, financiamento, construção, operação, manutenção e propriedade de uma planta de dessalinização de água do mar usando tecnologia de osmose reversa de baixo impacto de carbono e fornecerá até 320 mil m3/dia de água potável, melhorando a segurança do abastecimento na região.

O investimento de US$ 444 milhões necessário ao projeto será custeado por fundos próprios e financiamento (71% do total). O acordo envolveu bancos locais e internacionais, incluindo o Banco Islâmico de Abu Dhabi (ADIB), o Banco Comercial de Dubai (CBD), o KfW IPEX-Bank GmbH (KFW) e o Banco de Exportação e Importação da Coreia (KEXIM). A conclusão da estruturação do financiamento da S4 RO ocorreu depois que TAQA e GS Inima assinaram o WPA com a EWEC, em agosto de 2023.

O projeto S4 RO terá participação acionária de 60% da TAQA e 40% da GS Inima. Ambas as empresas também cuidarão da operação e manutenção (O&M) da planta, tendo a GS Inima com uma participação de 60% na empresa de O&M e a TAQA os restantes 40%. A EWEC obterá a água potável fornecida pela usina por 30 anos.

Para Marta Verde, CEO da GS Inima, a estruturação do financiamento da planta Shuweihat 4 RO foi possível graças à cooperação e aos esforços conjuntos do cliente, parceiro, entidades financeiras e a GS Inima. “Este novo projeto conjunto com a EWEC e a TAQA reafirma a posição da GS Inima como ator global em desenvolvimento de dessalinização por osmose reversa em grande escala e marca a entrada da empresa nos Emirados Árabes Unidos”, comentou Marta Verde. A GS Inima e a TAQA desenvolverão o projeto Shuweihat 4 RO IWP com uma direção clara para reduzir a pegada de carbono no país, implementando métodos de construção sustentáveis e considerando a segurança como prioridade máxima.

A GS Inima possui capacidade atual de produção de água por dessalinização de RO superior a 1,8 milhão de m3/dia. Com o novo contrato, o grupo reforça a sua posição no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a água na região do Médio Oriente.

O contrato firmado por 30 anos passará a integrar a lista de referências de concessões que a GS Inima opera em todo o mundo. Atualmente, o grupo gere mais de 25 contratos de concessão de água de longo prazo, incluindo IWP Mostaganem e Cap D’Jinet, na Argélia, IWP Ensenada, no México, IWP Taunton River, nos EUA, IWP Barka V e Ghubrah, em Omã, e Ribeirão Preto e Aquapolo, no Brasil.

“A nova concessão nos permitirá realizar projetos de melhoria das instalações, bem como implementar medidas e sistemas de eficiência que atualmente desenvolvemos em outros projetos gerenciados, demonstrando a nossa solidez financeira”, afirma Diego de Vera, diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da GS Inima.

A GS Inima é uma empresa multinacional que atua na área de saneamento, oferecendo soluções de tratamento de água e efluentes para operadoras públicas e privadas, indústrias e concessionárias. A empresa tem origem na Coreia do Sul e está presente em vários países, como Espanha, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos e Brasil. No Brasil, conta com 15 operações ativas, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas. A empresa também é especializada em utilidades industriais, operação e manutenção de sistemas de água e esgoto, e gerenciamento e execução de obras na área de saneamento.

Foto: Planta da EWEC - Emirates Water and Electricity Company, local onde será implantada a Usina de Dessalinização na Ilha Shuweihat



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024