As vantagens do HaaS - hardware como serviço estão chegando à telemetria de água. A Astrum, empresa especializada em gestão de ativos de medição, está apresentando no Brasil um novo modelo de negócios em que a concessionária não precisa instalar dispositivos ou trocar hidrômetros para ter a leitura remota do consumo. Ou seja, todo o investimento é feito pela Astrum, que por sua vez é remunerada pelos dados coletados e fornecidos ao cliente.

O parceiro tecnológico da Astrum é a Kaifa, multinacional chinesa especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de medição de água, energia, óleo e gás, com mais de 84 milhões de medidores inteligentes vendidos mundialmente e 15 milhões gerenciados em mais de 80 concessionárias de 40 países. Fundada em 2019, em São Paulo, a Astrum é também distribuidora da Kaifa no Brasil.

Todo o projeto é realizado pela Astrum, que compra os ativos de medição e integra os dispositivos, rede de comunicação e aplicativo para a empresa de saneamento. “Nossa expertise é transformar rapidamente qualquer sistema de medição em sistema digital, inteligente, com dados diários e horários do consumo”, afirma Samuel Lee (foto), diretor e fundador da Astrum.

Segundo ele, em muitos casos, não é preciso trocar o hidrômetro. “Aproveitamos a base instalada. A Kaifa tem um módulo que permite a conexão à saída de pulso do medidor. O cliente economiza Capex e o Opex é muito competitivo”, garante. A partir daí, pode ser adotada qualquer tecnologia de comunicação para envio dos dados, como celular, LPWAN, Lora SigFox e NB IoT. “Somos agnósticos. Todas as tecnologias são viáveis, porém algumas delas são mais aplicáveis a um determinado tipo de necessidade”, diz. A empresa começou no segmento de água e já conta hoje com quase 20 mil pontos de telemetria no Brasil. Na sequência, avançará para os segmentos de gás e energia. No Uruguai, a Kaifa desenvolveu um projeto de telemetria para mais de 2 milhões de medidores de energia.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025