Em Rio das Ostras, RJ, além das obras da adutora do Contorno e ampliação da ETA – Estação de Tratamento de Água Rio Dourado, a Rio+Saneamento tem investido no aprimoramento de equipamentos que compõem o sistema. Para isso, o uso de novas tecnologias é primordial, garantindo a segurança operacional nas unidades da concessionária, e com elas vêm também os benefícios para o município.

Nos dois últimos meses, a Rio+Saneamento implementou mais um dispositivo de alta tecnologia em unidades operacionais, que fazem parte do sistema de abastecimento de água de Rio das Ostras. São sensores de monitoramento remoto, com tecnologia da indústria 4.0, que visam à segurança operacional aos sistemas mais sensíveis para o abastecimento. Ao todo, foram instalados 10 sensores em bombas e motores, tanto na Captação Ponte do Baião como na Elevatória de Água Tratada, da ETA Rio Dourado.

De acordo com José Leal, coordenador de serviços da concessionária, o principal benefício para os equipamentos mais críticos do sistema de bombeamento está na otimização da manutenção preditiva, uma vez que permite a identificação exata do equipamento que pode apresentar falhas futuras, tornando o processo de manutenção mais rápido e eficiente, com poucas ou nenhuma parada na produção.

“A tecnologia usada por meio desses sensores capta informações em tempo integral e simultâneo, sendo acompanhadas por meio de um aplicativo no celular ou computador. Os sinais que o equipamento apresenta em seu funcionamento são interpretados, como exemplos a temperatura e a vibração. As informações coletadas permitem chegarmos ao diagnóstico da raiz dos problemas. Com isso, podemos agir antecipadamente quanto à necessidade de uma manutenção preventiva ou corretiva”, ressalta Leal.
Já Christian Portugal, superintendente regional da concessionária, destaca que os dispositivos de alta tecnologia são fundamentais para análises técnicas que podem evitar danos aos equipamentos e auxiliar em todo o processo de abastecimento e distribuição de água. “A maior prioridade é a segurança operacional do sistema. Todo avanço tecnológico contribui e muito na otimização de nossos serviços e somam-se às grandes obras para melhorias no abastecimento da cidade de Rio das Ostras”, finaliza.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024