Evoluindo em ritmo acelerado desde sua implementação, o Cadastro Positivo dá início à sua quarta etapa, acolhendo os dados dos consumidores das empresas de saneamento. Segundo a ANBC - Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, o setor pode acrescentar aproximadamente 50 milhões de registros à base de dados.

O principal objetivo do Cadastro Positivo é auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas. Esse cadastro permite que financiadores tenham uma visão mais detalhada do histórico de pagamentos dos solicitantes, sejam eles individuais ou corporativos, possibilitando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil. A inclusão de informações de diversos setores, como telecomunicações e serviços públicos, amplia a visibilidade creditícia e promove a inclusão financeira. Nesse contexto, a integração do setor de saneamento é estratégica para expandir os benefícios do crédito aos seus clientes e aos municípios atendidos.

Para envolver as empresas de saneamento, a ANBC, representante dos birôs de crédito responsáveis pelo Cadastro Positivo, está promovendo uma série de iniciativas com concessionárias, associações e governos. A associação tem visitado os estados, realizando encontros com representantes governamentais e de áreas jurídicas, financeiras e de tecnologia das empresas do setor, para esclarecer sobre o programa e seus benefícios. Adicionalmente, a entidade apoiou a Fenasan - Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, o principal evento do segmento na América Latina, sediado em São Paulo.

“Dada sua ampla abrangência, o setor tem potencial para ampliar o acesso ao crédito, diminuir a inadimplência e promover a inclusão financeira de seus consumidores”, analisa Elias Sfeir, presidente da ANBC.

“Nossa missão tem sido evidenciar como essa integração pode alavancar a economia local, o desenvolvimento regional e o bem-estar social. Para as empresas, a adesão ao Cadastro Positivo pode, entre outros benefícios, promover a imagem e aprimorar seu indicador ESG por meio do aumento da nota S”, finaliza Sfeir.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024