A SteelMast, fabricante nacional de tubos de aço de grandes diâmetros com solda helicoidal e postes metálicos, com parque fabril em São Bento do Sul, SC, está implantando uma segunda planta industrial na cidade vizinha de Rio Negrinho, destinada a revestimentos internos e externos, jateamento e pintura das tubulações voltadas para os mercados de óleo e gás, saneamento e infraestrutura. Com a inauguração, prevista para o primeiro semestre de 2024, a empresa mais que dobrará sua área construída.  Somente no último ano os investimentos na nova unidade superam a casa de R$ 38 milhões.

No mercado desde 2005, a SteelMast conta com capacidade produtiva de 5000 toneladas por mês de processamento de aço, cerca de 130 colaboradores, e atende o país todo. Na planta fabril de 10,8 mil metros quadrados em São Bento do Sul produz tubos de aço de 406 a 2032 mm, com solda helicoidal arco submerso (SAW), nas opções de pontas lisas ou biseladas, com ou sem revestimento. “Pelo processo de fabricação helicoidal, o tubo fica perfeitamente redondo, sem desvio longitudinal, sem deformações e com maior resistência mecânica”, afirmou William de Souza (foto), analista sênior da SteelMast, durante a Fenasan, em São Paulo.

As tubulações são fabricadas de acordo com as normas AWWA C200, NBR 9797 e NTS 285 (Sabesp), padrões reconhecidos para a fabricação de tubos de aço para sistemas de abastecimento de água e esgoto.

As juntas são disponíveis nas versões ponta-ponta, ponta-bolsa, SM10/SM20 (sem necessidade de solda ou ferramentas especiais) ou butt-strap, com uma luva de acoplamento com mesmo material e espessura de tubo, sem redução na resistência à pressão do tubo. “Esse tipo de solução reduz em 25% a 30% o tempo de montagem em campo por dispensar elementos de testes na obra, como o ultrassom”, disse.

Entre os clientes da SteelMast na área de saneamento estão a Sanepar, para a ETEs Belém e Atuba Sul, em Curitiba, PR, e para a Copasa, que realizou a travessia sobre o rio Paraopeba em Betim, MG, com uma tubulação autoportante fornecida pela empresa. “Nossa solução é capaz de suportar vãos acima de 100 metros sem precisar de apoio”, afirmou.

A SteelMast pertence ao mesmo grupo da Tuper, da família Bollmann, uma das maiores transformadoras de aço do Brasil, com mais de 50 anos de atuação e sede também em São Bento do Sul.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025