Uma equipe técnica da diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb concedeu a licença de instalação para o início das obras de ampliação da Unidade de Tratamento de Resíduos Perigosos, da empresa PCN Suzano, localizada dentro do condomínio industrial da Clariant Brasil, em Suzano, SP.

O projeto pretende aumentar a capacidade de tratamento de resíduos da classe I, considerados perigosos, por meio do uso de uma tecnologia conhecida como gaseificação a Leito Fluidizado Circulante. Nesta fase do licenciamento a empresa terá que cumprir uma série de exigências técnicas, inclusive para pleitear a licença de operação.

Uma das principais determinações é apresentar à população da área de influência do empreendimento, as lideranças políticas, representantes de escolas e de associações locais, o plano de instalação e operação da unidade, justificando a sua localização, os benefícios, os problemas, que eventualmente possam ser gerados, e as medidas a serem adotadas para minimização.

A PCN Suzano terá que comprovar o atendimento aos limites de emissão de poluentes na atmosfera, por meio da implantação de um sistema de monitoramento contínuo e um plano de redução das emissões de óxidos de nitrogênio.

Outra premissa técnica a ser cumprida é a empresa gerenciar adequadamente os resíduos sólidos e os efluentes líquidos formados na operação da unidade de tratamento, com o armazenamento e a destinação final adequados dos resíduos perigosos, em conformidade com a legislação ambiental.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026