A Asperbras inaugurou oficialmente durante a Fenasan 2023 uma nova fábrica para a produção de tubos de PEAD - polietileno de alta densidade em Penápolis, SP. Fruto de investimento de R$ 45 milhões, a unidade passou a fabricar em setembro deste ano tubos de diâmetro de 20 a 630 mm, com capacidade para processar 15 mil toneladas por ano de PEAD.

A expectativa, segundo o gerente comercial nacional da Asperbras, Thiago Rosa (foto), é que a unidade agregue entre 20% e 30% de receita à empresa, que tem mais cinco fábricas: três para processar tubos e conexões de PVC e duas de rotomoldagem para peças técnicas, como poços de visita, caixas térmicas e tanques, totalizando mais de 3 mil itens no mix de produtos. “A tecnologia de tubos de PEAD cresce muito, por vários motivos”, diz.

Em primeiro lugar, o executivo aponta como atrativo dos tubos de PEAD a substituição do PVC, com a vantagem principal de ser mais flexível e por conta disso mais resistente. “Além disso, o tubo de PEAD consegue ter uma variação de pressão muito grande. Já o PVC só há três classes de pressão praticamente. Isso faz o PEAD atingir um range maior de projetos”, diz. O gerente acrescenta que há uma demanda muito grande do mercado de saneamento pelos tubos de PEAD, tanto em ramais como em grandes projetos.

O gerente revela ainda que no médio prazo, provavelmente em 2025, a empresa pretende estender o portfólio de tubos de PEAD para diâmetros maiores, de até 1800 mm. “Também é muito provável que passemos a produzir os tubos corrugados, já que hoje só fazemos o liso”, afirma.

Focada em saneamento e irrigação, a Asperbras com as seis fábricas a empresa passa a processar mais de 60 mil toneladas de produtos em PVC e PEAD por ano, com destaque para os tubos defofo (MPVC) em grandes bitolas e peças técnicas rotomoldadas em PEAD. Além de Penápolis, a empresa tem fábricas em Macaíba, RN, e em Simões Filho, BA.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024