A Unipar, especializada na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, vai realizar uma modernização tecnológica em sua planta de Cubatão, em uma iniciativa cujos investimentos ultrapassam R$ 1 bilhão. A implementação do projeto tem início imediato e previsão de conclusão no final de 2025, com a substituição das tecnologias de mercúrio e diafragma por membrana para a produção de cloro e soda. Este projeto integra a estratégia de sustentabilidade da companhia e reforça seus compromissos com metas de curto, médio e longo prazos no âmbito social, ambiental e de governança.

A unificação de tecnologias garantirá capacidade de produção de 210 mil toneladas de cloro por ano, representando 60% da capacidade atual da unidade. Com ela, a Unipar reduzirá em 70 mil toneladas sua emissão de CO2 por ano, além de gerar menos resíduos sólidos, consumir menos energia (vapor e elétrica) e simplificar as operações no local. “A Unipar terá a maior operação de membrana na América do Sul, com ganhos de eficiência operacional, competitividade e sustentabilidade. Estamos investindo no que há de melhor no mundo e teremos retorno com redução de custos fixos e variáveis, uma operação mais ágil e ainda vamos produzir uma soda com qualidade superior”, explica Rodrigo Cannaval, diretor executivo industrial da Unipar.

O projeto prevê a instalação de 32 quilômetros de estacas e empregará aproximadamente 2 mil toneladas de estruturas metálicas e 4500 metros cúbicos de concreto estrutural.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024