A Aegea, empresa privada de saneamento, e a WWF-Brasil, organização não governamental que faz parte de uma das maiores redes de conservação do mundo, lançaram três estudos para restauração das Cabeceiras do Pantanal. A área, berço de cerca de 80% das águas que abastecem a planície pantaneira, está localizada em uma região que abrange 85 municípios, 16 sub-bacias hidrográficas e uma população de cerca de 3 milhões de habitantes dos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

O projeto Água Limpa para Todos identificou a necessidade de intervenção em pelo menos 2 milhões de hectares da região para atingir o melhor custo/benefício para o controle da erosão e regulação hídrica, serviços fundamentais para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da água no território. A área representa 11% da paisagem, tamanho equivalente a aproximadamente 2,5 vezes o município de Campo Grande, capital sul-mato-grossense atendida pela Águas Guariroba, concessão da Aegea.

De acordo com as modelagens realizadas pelos pesquisadores, a melhoria da qualidade da água começaria a ser percebida após ações sustentáveis como a restauração nas margens de rios e nascentes, conservação do solo, adoção de melhores práticas agrícolas e construção de curvas de nível para aumento da infiltração da água da chuva e redução da erosão do solo. Já o aumento do volume hídrico seria constatado após intervenção em, no mínimo, 20% da paisagem. Também foram analisadas porções da sub-bacia Jauru e da microbacia de Poconé, em Mato Grosso, e da sub-bacia do Miranda e da APA - Área de Preservação Ambiental da bacia do córrego Guariroba, MS.

“A restauração das Cabeceiras do Pantanal é urgente e vale o investimento por diversos motivos”, destaca Veronica Maioli, especialista em conservação e restauração do WWF-Brasil. “Além de ser fundamental para a melhoria do solo e manutenção dos recursos hídricos da região, é uma atividade que também gera trabalho e renda, favorece a segurança alimentar, a manutenção da cultura e do bem-estar da população local”, acrescenta.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025