O DMAE - Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas, MG, é uma referência no uso de tecnologias e na oferta de serviços de qualidade à população local e será visitado durante o 51º Congresso Nacional de Saneamento, evento realizado pela Assemae -Associação Nacional das Empresas Municipais de Saneamento entre 18 e 22 de setembro.

Com 200 mil habitantes e produção média mensal de 1,5 milhão de m³ de água, o município conta com 100% de tratamento de esgoto e distribuição água tratada, um sistema baseado em IA - Inteligência Artificial e alta taxa de satisfação da população. Responsável por esse sucesso, o DMAE será uma das experiências que poderão ser conhecidas pelos participantes do congresso que desejarem conhecer de perto essas e outras inovações da área.

A partir de um grande investimento e equipe qualificada, o DMAE conseguiu desenvolver um sistema de Inteligência Artificial específico para as demandas da autarquia. Hoje, é esse sistema que monitora todas as operações de saneamento de água e esgoto, controlando o funcionamento das máquinas com eficiência. A partir dessa implementação, o DMAE garantiu uma redução de 23% da taxa de perdas e menor consumo de energia.

“Devido aos investimentos em sistema e equipamentos, há muitos anos não há rodízio de abastecimento. Contamos também com pouquíssimas ocorrências de manutenção e desabastecimento em nossa Ouvidoria, além de taxas de cobrança bem baixas. Com isso, vemos na população um alto grau de satisfação”, conta Paulo Cézar Silva, diretor do DMAE.

Estão programadas visitas a diferentes partes da infraestrutura do DMAE, como a Central de Controle de Operações, onde funciona o sistema de Inteligência Artificial, o laboratório de hidrômetros, único do interior de Minas Gerais com certificação do Inmetro, duas ETAs - Estações de Tratamento de Água e duas de esgoto (ETE) e uma demonstração do sistema de geoprocessamento de toda a área de abastecimento. Também está programada uma visita ao Jardim Botânico de Poços de Caldas, onde é desenvolvido um trabalho de conservação das matas ciliares e da bacia hidrográfica que abastece a região, pois, segundo o diretor, também há uma preocupação ambiental no trabalho de saneamento da cidade.

Além das visitas técnicas, o 51º Congresso Nacional de Saneamento será composto por seminários, minicursos, painéis temáticos, mesas redondas apresentações de trabalhos e uma feira de produtos e serviços com mais de 50 expositores.

A programação completa está disponível em https://assemae.org.br/programacao-congresso.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024