A Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais implantou um sistema de automação na área do sistema de abastecimento de água do rio São Francisco, em Ibiaí, MG. No novo modelo os empregados conseguem monitorar e controlar, em tempo real, a unidade composta por uma ETA - Estação de Tratamento de Água com capacidade de 500 L/s, uma captação no rio São Francisco e quatro estações elevatórias de água tratada, um trecho de aproximadamente 100 quilômetros. Tudo isso, de forma automatizada, com a utilização de equipamentos que permitem a coleta de dados para análise e melhoria da operação.

Toda a operação é feita por um software de supervisão e controle (sistema supervisório), rede wireless com rádios banda larga, PLCs - controladores lógicos programáveis, câmeras e outros equipamentos eletrônicos. O sistema possibilita ainda o tráfego de dados da automação, imagens e voz em tempo real.

“A utilização desse tipo de ferramenta vem se tornando indispensável, pois a visão atual da empresa é aumentar a produtividade e reduzir os custos. A automação veio justamente para isso, pois por meio dela é possível controlar os processos, aumentar a produtividade e reduzir os custos com desperdícios, tempo e falhas na operação, por meio do controle em tempo real de todos os processos”, explica o supervisor eletromecânico da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Norte, Iran Dilson do Carmo. 

A concepção do projeto teve como foco garantir a otimização da cadeia produtiva desde a captação do rio São Francisco até a entrega no sistema de abastecimento de água Pacuí, localizado a uma distância de aproximadamente 100 quilômetros, garantindo segurança e confiabilidade na operação remota do sistema, bem como a redução nos custos.

A expectativa é que em breve automação do sistema São Francisco seja interligada à rede existente do sistema Pacuí, que já é operada remotamente a partir da sede da Gerência Regional da Copasa em Montes Claros. Assim, serão totalizados 160 quilômetros de monitoramento remoto, garantindo mais agilidade e redução no custo e possibilitando a operação de todo o sistema, diretamente de Montes Claros. 



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024