A Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais e o Instituto Trata Brasil assinaram um termo de associação com o intuito de desenvolver novas ações e soluções para avançar na universalização do saneamento até 2033. As metas do novo marco legal do saneamento determinam que, em dez anos, o país alcance o índice de 99% de cobertura de água tratada e 90% de esgoto coletado e tratado.

Nos municípios mineiros onde a Copasa detém a concessão o fornecimento de água tratada já ultrapassou a meta da nova legislação, atingindo o índice de 99,6%. Os esforços da companhia agora são nas obras de esgotamento, que ainda precisam avançar para a universalização. O índice atual de esgoto coletado e tratado pela Copasa está em quase 80%, ou seja, 10 p.p. a menos do que determina o novo marco.

“É muito importante para a companhia ter como aliado o Trata Brasil. Essa associação é mais uma demonstração da união de esforços para garantirmos ao cliente da Copasa serviços eficientes e de qualidade. Em termos de obras também estamos com uma perspectiva muito boa para que a companhia atinja a universalização dos seus serviços dentro do que o novo marco preconiza. Nos últimos meses, passamos de 72% para quase 80%, o que demostra uma evolução muito grande em pouco tempo”, afirma Guilherme Duarte, presidente da Copasa.

“Essa associação é fundamental para buscar soluções, produzir conteúdo e garantir que a população seja beneficiada com esses serviços, que promovem o desenvolvimento econômico e social tanto do Estado quanto do país como um todo. Acreditamos que o saneamento é uma força motriz de transformação social aonde ele chega e, com essa união de esforços, pretendemos conscientizar a população a respeito da importância do acesso e promover formas de engajamento e fortalecimento do tema para que as metas do novo marco legal sejam atingidas”, finaliza Luana Pretto, presidente do Trata Brasil.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024