A Caesb - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal está investindo em ações para evitar vazamentos e a consequente perda de água. Entre as medidas está a adequação da pressão empregada na rede, de acordo com o consumo. A companhia utiliza VRPs - válvulas redutoras de pressão e aparelhos controladores noturnos de pressão, chamados Day Night.

Os equipamentos Day Night funcionam 24 horas e são instalados nas VRPs. Funcionando automaticamente, de forma inteligente, eles permitem a operação programada em horários distintos e reduzem de forma gradual as pressões durante a madrugada, quando o consumo é menor. À medida que o consumo começa a aumentar, há uma elevação das pressões de abastecimento de maneira gradativa durante o dia. O mecanismo é importante para garantir que o aumento da pressão durante a noite, devido a redução do consumo, não prejudique a tubulação das residências. 

O gerente de Manutenção de Redes Norte da Caesb, Diogo Rodrigues Soares, explica que a redução da pressão não diminui a disponibilidade de água para os clientes. “A Caesb segue a determinação da legislação, que estabelece uma pressão mínima de 10 mca na distribuição da água. A redução da pressão utilizando o Day Night garante que a pressão mínima seja mantida”, esclarece o gerente. Após a instalação dos controladores em uma pequena região de Sobradinho I, em um único dia, houve uma economia de cerca de 120 m³. 

Posteriormente à instalação dos equipamentos Day Night é realizado o acompanhamento das vazões das redes de distribuição, por meio de sistema informatizado de painéis.  

Foto: Cristino Carvalho (Caesb).



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025