A Caesb - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal está investindo em ações para evitar vazamentos e a consequente perda de água. Entre as medidas está a adequação da pressão empregada na rede, de acordo com o consumo. A companhia utiliza VRPs - válvulas redutoras de pressão e aparelhos controladores noturnos de pressão, chamados Day Night.
Os equipamentos Day Night funcionam 24 horas e são instalados nas VRPs. Funcionando automaticamente, de forma inteligente, eles permitem a operação programada em horários distintos e reduzem de forma gradual as pressões durante a madrugada, quando o consumo é menor. À medida que o consumo começa a aumentar, há uma elevação das pressões de abastecimento de maneira gradativa durante o dia. O mecanismo é importante para garantir que o aumento da pressão durante a noite, devido a redução do consumo, não prejudique a tubulação das residências.
O gerente de Manutenção de Redes Norte da Caesb, Diogo Rodrigues Soares, explica que a redução da pressão não diminui a disponibilidade de água para os clientes. “A Caesb segue a determinação da legislação, que estabelece uma pressão mínima de 10 mca na distribuição da água. A redução da pressão utilizando o Day Night garante que a pressão mínima seja mantida”, esclarece o gerente. Após a instalação dos controladores em uma pequena região de Sobradinho I, em um único dia, houve uma economia de cerca de 120 m³.
Posteriormente à instalação dos equipamentos Day Night é realizado o acompanhamento das vazões das redes de distribuição, por meio de sistema informatizado de painéis.
Foto: Cristino Carvalho (Caesb).
Mais Notícias HYDRO
Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.
29/07/2025
Medida foi apresentada para o setor imobiliário.
29/07/2025
Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.
29/07/2025