Entre os dias 11 de setembro e 13 de outubro, empresas de todos os portes, nacionais ou estrangeiras, poderão inscrever propostas para o edital da Copasa que busca soluções para implantação de treinamentos imersivos para os colaboradores. Trata-se de uma nova chamada de Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), modalidade especial de licitação para teste e validação de soluções em ambiente real. O valor é de até R$ 1,6 milhão por proposta.

Neste novo edital, a Copasa busca metodologias inovadoras para capacitar seus colaboradores. As soluções devem integrar tecnologia, experiência prática e personalização do aprendizado, utilizando recursos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e vídeos 360°.  “Os treinamentos imersivos surgem como uma solução estratégica para promover o desenvolvimento técnico dos colaboradores, com maior engajamento, retenção de conteúdo e alinhamento aos desafios reais enfrentados nas rotinas de trabalho”, destaca a gerente de Educação Corporativa da Copasa, Amanda Louback.

A empresa tem investido fortemente em educação corporativa como estratégia para fortalecer competências e preparar suas equipes para os desafios do setor de saneamento e já conta com uma plataforma de ensino a distância, mas ainda há desafios relacionados à padronização e retenção de conhecimento, especialmente nas formações operacionais, de leitura e nas capacitações obrigatórias conforme as Normas Regulamentadoras (NRs).

Foi diante desse cenário que a Copasa identificou a necessidade de adotar novas metodologias para a gestão do conhecimento. “O lançamento do edital é um passo decisivo na busca por soluções inovadoras e escaláveis, que contribuam para a excelência operacional, a segurança dos trabalhadores e a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, avalia Amanda.

O diferencial do CPSI é a oportunidade de testar e validar tecnologias no ambiente real de operação da companhia, com suporte técnico especializado. Outra vantagem é a possibilidade de assinatura de um contrato para fornecimento da solução ao final do processo, sem a necessidade de novo procedimento licitatório, caso a proposta seja considerada viável e adequada às necessidades da Copasa.

No site https://hub.copasa.com.br/ está disponível o edital completo e a gravação da imersão que foi realizada com a comunidade empreendedora para tirar dúvidas sobre a nova chamada.



Mais Notícias HYDRO



Londrina terá a segunda unidade de secagem térmica de lodo

Obra tem cerca de R$ 60 milhões de investimentos na redução do lodo e do biogás.

16/09/2025


Acqua Expert e G2 lançam solução para gestão de ETEs

Synapsis irá apoiar as operações com maior eficiência e dados confiáveis.

16/09/2025