A Acqua Expert, empresa especialista em soluções para tratamento de efluentes, em parceria com a G2, consultoria SAP Partner especializada em plataformas de processos de negócio, estão lançando o Synapsis, software de gestão e controle operacional de sistemas biológicos.

A ideia da criação da solução surgiu a partir da identificação dos desafios de gestão que acometem as ETEs, as quais, independentemente do porte, enfrentam obstáculos como a falta do controle e armazenamento de dados. “A operação de uma ETE vai muito além do mero manuseio de equipamentos. Trata-se de gerenciar um ecossistema vivo, dinâmico e extremamente sensível, onde a eficácia do tratamento é intrinsecamente ligada à atividade e saúde de uma comunidade microbiana complexa”, diz Ana Luiza Fávaro (foto), cofundadora e CEO da Acqua Expert. Segundo ela, decisões precisas sobre a delicada dosagem de nutrientes, o descarte otimizado de lodo e a vazão de recirculação são vitais e demandam não só conhecimento profundo e precisão, mas também a habilidade de manejar adequadamente esses microrganismos para garantir alta performance.

O software desenvolvido pode apoiar as estações de tratamento de efluentes com mais eficiência e dados confiáveis, facilitando o dia a dia das operações. “Queríamos ofertar uma solução que fizesse diferença no mercado, transformando dados brutos da ETE em insights acionáveis e recomendações inteligentes”, explica.

O Synapsis se posiciona como uma plataforma inteligente que centraliza e processa dados operacionais de ETEs. Munida de IA - Inteligência Artificial embarcada, a solução incorpora a expertise da Acqua Expert em microbiologia: o sistema permite o armazenamento e a análise comparativa de imagens de micrografias, diagnosticando a saúde da biomassa e indicando os ajustes processuais necessários. A ferramenta complementa essas funcionalidades com a emissão de alertas inteligentes, que traduzem o status operacional em indicadores claros para uma gestão proativa e eficaz.

 O desenvolvimento do produto contou com o apoio da G2. “Quando a Acqua nos procurou para desenvolver um trabalho que ia resultar na criação de uma solução que apoiaria as ETEs, não tivemos dúvidas e aceitamos o desafio. A G2, em seus mais de 34 anos no mercado, adquiriu ampla expertise no desenvolvimento de plataformas de negócios, e este projeto é mais uma forma de demonstrarmos a nossa versatilidade de atuação, combinando o uso de tecnologia, gestão e melhores práticas”, pontua Glaucia Vieira, co-CEO da G2.

O Synapsis será administrado pela Acqua Expert, que levará a solução para os clientes do setor, sejam organizações públicas ou privadas. A meta da empresa é até dezembro deste ano, 10% da sua base atual esteja utilizando a ferramenta.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025