Para garantir o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, a Saerp – Serviços de Água e Esgoto de Ribeirão Preto, SP, instalou duas novas bombas submersíveis na Estação Elevatória de Esgoto Palmeiras II. Como o sistema funciona por gravidade, sendo necessários pontos altos para que ocorra o escoamento, as bombas auxiliam esse processo, impulsionando os resíduos na rede rumo às Estações de Tratamento de Esgoto.
“Periodicamente, realizamos manutenções preventivas nas áreas operacionais da Saerp, incluindo as elevatórias, mas pela quantidade de resíduos e por haver o descarte de muitos materiais irregulares que podem chegar até as estações, em alguns casos, além das manutenções, é necessário realizar a reforma desses dispositivos ou substituí-los para garantir a efetividade do sistema”, explica o chefe da seção de Oficina de Bombas, Adriano Francisco. Para a instalação das duas novas bombas, as equipes de Manutenção de Esgoto da Saerp, em parceria com a GS Inima Ambient, realizaram a manutenção das elevatórias, coletando os resíduos e realizando as limpezas na parte interna dos tanques.
“O sistema de esgotamento sanitário também necessita que as unidades de esgoto estejam funcionando corretamente, por isso investimos não apenas nas melhorias estruturais dessas áreas, como também em novos equipamentos, o que assegura a coleta, afastamento e o escoamento do esgoto”, afirma o chefe do setor de Esgoto, Ednilson Mendes.
Além da manutenção interna das elevatórias e dos novos equipamentos, a elevatória Palmeiras II está sendo revitalizada, recebendo reformas e ampliações realizadas pela equipe de Obras da Saerp.
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025