A Passarelli Engenharia, empresa responsável pelas obras do Projeto Anhumas, em Campinas, SP, tornou-se a primeira construtora do país a assinar um contrato com a empresa holandesa Royal HaskoningDHV, para a utilização da tecnologia Nereda durante o processo de retrofit da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, transformando-a em uma EPAR - Estação Produtora de Água de Reúso. A tecnologia diminui significativamente o impacto ambiental das operações de tratamento de esgoto, proporcionando um efluente de alta qualidade ao final do processo. Outra vantagem em relação aos métodos convencionais é que o Nereda reduz consideravelmente o tamanho das estruturas da ETE. Com a tecnologia, o espaço utilizado cai consideravelmente, mantendo a mesma capacidade de tratamento de uma estação convencional. 

Estimativas dos desenvolvedores dão conta de que a redução do gasto energético pode variar entre 30% e 40% a menos que os métodos atuais e, por utilizar tanques menores, gerar uma redução de até 20% nos custos gerais da obra. O Nereda possibilita, ainda, menor impacto para a sociedade, já que reduz o tempo necessário para a conclusão do projeto.

O projeto da EPAR é a segunda obra da Passarelli no país que utiliza o sistema Nereda. No entanto, é a primeira vez que uma empresa de engenharia e construção é a responsável pelo contrato de utilização da tecnologia. Com isso, o projeto se torna mais um avanço significativo da companhia na busca por soluções inovadoras e eficazes no setor de saneamento.

Além do tratamento biológico que a tecnologia Nereda proporcionará ao processo, a estação de Anhumas contará também com a implantação de membranas de ultrafiltração. Então, após a conclusão das obras prevista para o final de 2025, será capaz de tratar uma média de 830 L/s, tornando o efluente tratado em água de reúso, pronta para ser reutilizada em diversas aplicações. Para se ter uma ideia, hoje, no Brasil, apenas 1% da oferta de água provém de reúso de efluentes tratados, segundo estudo da CNI - Confederação Nacional da Indústria “O Impacto Econômico dos Investimentos de Reúso de Efluentes Tratados para o Setor Industrial”, de 2018.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025