A Copasa, por meio do Laboratório Regional Vale do Aço, em Coronel Fabriciano, MG, realizou em 2022 um total de 27.753 análises de água bruta, água tratada e água residual nas gerências regionais de Caratinga e de Ipatinga, garantindo a qualidade da água distribuída à população da região.

E para este ano, a Copasa, por meio do laboratório, além de manter a rotina dos monitoramentos da qualidade de água e efluentes, prevê o monitoramento de novas ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto e de novas UTRs - Unidades de Tratamento de Resíduos que entrarão em operação em 2023.  

O Laboratório Regional Vale do Aço conta com 13 colaboradores e, por meio dos setores físico-químico, microbiológico e hidrobiológico, realiza o monitoramento em 137 localidades da região. A estrutura realiza atendimentos às pesquisas operacionais, análises relacionadas às perfurações de poços e os controles de qualidade para garantir a validação dos resultados emitidos.

De acordo com a engenheira química do LRVA, Jeanny Keller, que também desempenha as funções de coordenadora de Laboratório e coordenadora da Qualidade do Sistema de Gestão ISO 17025, o trabalho impacta positivamente na vida de cada cidadão que consome a água fornecida pela Copasa. “Com a implementação da ISO 17025, norma de referência para laboratórios de ensaio e calibração no âmbito do mercado nacional e internacional, o Laboratório Regional Vale do Aço passou a realizar suas atividades de forma a assegurar a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados aos seus clientes”, disse. 

Desde julho de 2021, o LRVA possui o “Certificado de Acreditação” emitido pela CGCRE/Inmetro, conforme disposto na ABNT NBR ISO/IEC 17025/:2017, onde foram acreditados 24 parâmetros analíticos (ensaios químicos e biológicos). Já no ano passado, após a auditoria, o laboratório passou a ser reconhecido pelo Inmetro em 39 parâmetros do Escopo da Acreditação – ABNT NBR ISO/IEC 17025.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024