Com a meta de antecipar a universalização dos serviços de saneamento no Espírito Santo, a Cesan - Companhia Espírito-santense de Saneamento viabilizou investimentos em água e esgoto que vão totalizar quase R$ 400 milhões. Os recursos são oriundos de empréstimos provenientes da Caixa Econômica Federal e do Banestes - Banco do Estado do Espírito Santo, e serão destinados a mais de 20 obras em todo o Estado.
O programa inclui também mais R$ 11 bilhões, que vão viabilizar obras de esgotamento sanitário, de tratamento de água, entre outras ações. Segundo o presidente da Cesan Munir Abud, ao adiantar as obras, por meio desse recurso, a companhia terá maior capacidade de investir na Região Metropolitana da Grande Vitória e, com isso, a meta de universalização do saneamento nessa região, antes prevista para 2027, deve ser adiantada para 2026.
“Estamos tirando a companhia da zona de conforto e acelerando as metas da universalização do saneamento básico”, garantiu Abud. Ele acrescentou que outra meta da gestão da Cesan é implementar o programa de PPPs - Parcerias Público-Privadas, que está sendo estruturado.
Mais Notícias HYDRO
Projeto busca construir soluções sustentáveis para o aproveitamento do efluente tratado.
15/09/2026
Modernização com selos mecânicos reduz em 80% o consumo de água de selagem em quatro bombas de operação contínua.
15/09/2026
Materiais mais duráveis e redes eficientes ajudam a reduzir perdas, custos de manutenção e impactos de eventos climáticos extremos.
15/09/2026