Pesquisa divulgada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontou que São Paulo foi o estado com melhor desempenho em saneamento básico em 2022, seguido por Distrito Federal (94,1%), Minas Gerais (92,3%) e Rio de Janeiro (90,6%). No Brasil, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, e 100 milhões não têm coleta de esgoto.

Hoje, apenas 50% do esgoto é tratado no Brasil, o que significa que mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza todos os dias. As cidades que têm as melhores infraestruturas de saneamento do país são: São José do Rio Preto, Limeira, Piracicaba e Santos, SP, Uberlândia, MG, e Niterói, RJ.

O estudo considerou dados do SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2020 e analisou os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira. Referentes aos piores, as cidades líderes no ranking são Macapá, AP, Porto Velho, RO, e Santarém, PA.

No recorte regional, a Região Norte é a que tem menor índice de atendimento total de esgoto, chegando a 13,1%. Já o Sudeste lidera o índice de atendimento total, com 80,5%. Em seguida vêm o Centro-Oeste (59,5%), o Sul (47,4%) e o Nordeste (30,3%).



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025