A gestão de resíduos, desde a coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação e disposição final é essencial para evitar ameaças ao meio ambiente e à saúde pública. Em um país que só em 2022 produziu 81,8 milhões de toneladas de lixo e reciclou apenas 4%, reconhecer a importância desta atividade é fundamental.

Para auxiliar a cadeia envolvida no gerenciamento de resíduos com requisitos aplicáveis da geração a disposição final, a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas lançou a norma NBR 17100-1 - Gerenciamento de Resíduos Parte 1: Requisitos Gerais.

“A NBR 17100-1 é mais uma iniciativa da ABNT para promover a conservação dos recursos naturais e proteção da saúde humana e do ecossistema, além de maximizar a valorização dos recursos presentes nos resíduos e evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente durante as etapas do gerenciamento dos resíduos”, destaca Mario William Esper, presidente da ABNT.

Segundo ele, a ABNT possui um rico acervo normativo para contribuir com o gerenciamento de resíduos e desenvolvimento sustentável. “Estamos concluindo a revisão de outras normas de resíduos e vamos colocar à disposição da sociedade mais de 200 mil resíduos catalogados com seus ensaios e parâmetros conhecidos”, afirmou o dirigente.

A norma foi elaborada pela CEE-246 - Comissão de Estudo Especial de Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa e tem previsão de conter as seguintes partes: Requisitos gerais; Rastreabilidade; Enquadramento no status de não resíduo; Requisitos para classificação como subproduto; Pontos de entrega voluntária, ecopontos e ecocentros; Resíduos da construção civil e Resíduos de eventos.

O documento está disponível no ABNT Catálogo pelo link: https://tinyurl.com/m94f8s5t.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025