A ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lançou o aplicativo ÁguasBrasil, no dia 15 de junho, durante a abertura da 1ª Jornada da Inovação em Recursos Hídricos e Saneamento Básico, em Brasília, DF. Disponível para download em aparelhos com os sistemas Android e iOS, o aplicativo integra o processo de transformação digital da instituição e busca facilitar a vida de usuários de recursos hídricos com diversas funcionalidades. 

A diretora Ana Carolina Argolo destacou a perspectiva de transformação que o ÁguasBrasil pode trazer para o dia a dia dos usuários de recursos hídricos. “É com muito orgulho que a gente apresenta o aplicativo, mostrando que a transformação digital pode trazer mudança concreta no mundo real”, disse a dirigente da ANA.

O superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da ANA destacou que o aplicativo pode gerar uma proximidade maior da agência junto aos usuários de recursos hídricos, tornando a gestão da água mais transparente. “É uma aproximação para um uso sustentável da água, uma aproximação do cidadão, do usuário de recursos hídricos, tornando essa gestão muito mais responsiva, mais próxima, mais fácil e mais sustentável”, disse Marco Neves.

A ferramenta inclui serviços como declaração pelo uso da água, cobrança pelo uso de recursos hídricos, outorgas de direito de uso, infrações e multas. O acesso ao ÁguasBrasil se dá via login no GOV.BR, sendo que os usos de água vinculados a um determinado CPF são automaticamente identificados, trazendo um controle mais simples e transparente para os usuários. Além disso, a partir de agosto, a ferramenta permitirá o pagamento de boletos da cobrança pelo uso da água e de multas por dois novos meios: via PIX ou cartão de crédito.

No aplicativo também é permitido o acesso, sem necessidade de senha, a dados e informações sobre disponibilidade de água, instituições que cuidam dos recursos hídricos do país, estações hidrometeorológicas, perguntas frequentes e ouvidoria.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026