Os primeiros 30 dias do novo laboratório de análises de água da Aegea de Santa Catarina acumulou cerca de 1800 testes em amostras das quatro concessionárias catarinenses. 

O espaço, que atende a Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, tem o objetivo de otimizar o tempo entre as análises e resultados, além de garantir mais segurança operacional.

Diversos tipos de testes vêm sendo realizados no laboratório, tanto na parte física quanto química. Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, são verificados os níveis de cloro residual livre, turbidez, cor aparente, pH e flúor, por exemplo. 

Outras análises relacionadas aos microrganismos também são realizadas no espaço, como a presença de bactérias como coliformes e clorofila. Com mais autonomia, o novo laboratório conta com equipamentos modernos e tecnologia avançada para a produção das análises. 

Um dos equipamentos, a estufa para cultura bacteriológica, é utilizada para a incubação, crescimento e multiplicação de microrganismos sob condições controladas, por meio de temperaturas controladas e uniformes.  Já o sistema Quanti-Tray possibilita contagens bacterianas de forma fácil, rápida e exata.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026