Os primeiros 30 dias do novo laboratório de análises de água da Aegea de Santa Catarina acumulou cerca de 1800 testes em amostras das quatro concessionárias catarinenses. 

O espaço, que atende a Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, tem o objetivo de otimizar o tempo entre as análises e resultados, além de garantir mais segurança operacional.

Diversos tipos de testes vêm sendo realizados no laboratório, tanto na parte física quanto química. Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, são verificados os níveis de cloro residual livre, turbidez, cor aparente, pH e flúor, por exemplo. 

Outras análises relacionadas aos microrganismos também são realizadas no espaço, como a presença de bactérias como coliformes e clorofila. Com mais autonomia, o novo laboratório conta com equipamentos modernos e tecnologia avançada para a produção das análises. 

Um dos equipamentos, a estufa para cultura bacteriológica, é utilizada para a incubação, crescimento e multiplicação de microrganismos sob condições controladas, por meio de temperaturas controladas e uniformes.  Já o sistema Quanti-Tray possibilita contagens bacterianas de forma fácil, rápida e exata.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025