Os primeiros 30 dias do novo laboratório de análises de água da Aegea de Santa Catarina acumulou cerca de 1800 testes em amostras das quatro concessionárias catarinenses. 

O espaço, que atende a Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, tem o objetivo de otimizar o tempo entre as análises e resultados, além de garantir mais segurança operacional.

Diversos tipos de testes vêm sendo realizados no laboratório, tanto na parte física quanto química. Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, são verificados os níveis de cloro residual livre, turbidez, cor aparente, pH e flúor, por exemplo. 

Outras análises relacionadas aos microrganismos também são realizadas no espaço, como a presença de bactérias como coliformes e clorofila. Com mais autonomia, o novo laboratório conta com equipamentos modernos e tecnologia avançada para a produção das análises. 

Um dos equipamentos, a estufa para cultura bacteriológica, é utilizada para a incubação, crescimento e multiplicação de microrganismos sob condições controladas, por meio de temperaturas controladas e uniformes.  Já o sistema Quanti-Tray possibilita contagens bacterianas de forma fácil, rápida e exata.



Mais Notícias HYDRO



Barco autônomo com IA vai monitorar qualidade da água no Xingu

Objetivo é automatizar a coleta de dados ambientais no entorno da Usina Belo Monte.

03/06/2025


Sanapp: gestão inteligente de ativos de saneamento

Informações são integradas em mapas geoprocessados, facilitando a tomada de decisões.

03/06/2025


ABNT abre consulta pública para revisar norma de saneamento NBR 7665

Norma se refere a tubos de PVC-M DEFOFO com junta elástica.

03/06/2025