A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, anunciou uma parceria com o Grupo Heineken, segunda maior cervejaria do país, para alcançar autonomia hídrica em sua fábrica de Itu, SP. No ano em que celebra 70 anos no país, a companhia avança em suas metas ESG no pilar de economia de água. Na prática, a fábrica da PepsiCo em Itu já está recebendo efluentes de outras operações fabris para potabilizar água em sua estação de efluentes própria. Na PepsiCo investimos fortemente na preservação da água em cada uma das etapas da nossa cadeia produtiva. O resultado dessa parceria entre nossas unidades e, também, com o Grupo Heineken, será um marco importante para continuarmos avançando na agenda positiva”, afirmou Marcelo Zanetti, Diretor de Operações da PepsiCo Brasil.

O volume total do projeto é, em média, de 1070 mil m3/dia, sendo 3% proveniente da fábrica da PepsiCo de Itaquera, São Paulo; 22% da PepsiCo de Sorocaba; 28% da cervejaria do Grupo Heineken em Itu; além de outros 47% advindos da própria PepsiCo de Itu. O volume totaliza a demanda mensal média de 27 mil m3 que a companhia precisa para atuar na cidade, onde a empresa emprega mais de 750 pessoas, produz cerca de 15% dos snacks salgados vendidos no Brasil e mantém a principal produção de batatas e tortilhas da linha de Elma Chips. 

Para o Grupo Heineken, a água é um dos pilares estratégicos de negócio. Olhamos tanto para o uso mais eficiente desse recurso dentro das nossas operações, como para o extramuros junto aos demais atores de determinadas bacias hidrográficas. Essa parceria com a PepsiCo impactará positivamente o consumo de água numa região que classificamos como área em estresse hídrico e que, portanto, demanda cuidados e indicadores ainda mais criteriosos para garantir um crescimento sustentável e a longo prazo”, conta Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

A água que a PepsiCo deixa de captar no município ficará à disposição da população de Itu, sendo essencial para o enfrentamento do cenário de escassez hídrica da região. A empresa também garante a produção independentemente da crise da água. Por meio dessa e de outras iniciativas focadas na redução do uso de água, o total gasto por quilo de alimento produzido pela PepsiCo caiu para menos da metade nos últimos cinco anos no Brasil, de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022), uma redução de 57%. Em Itu, a empresa busca chegar este ano à marca de nenhuma água captada da natureza para a produção de um quilo de alimento. 

Para alcançar esses avanços, a PepsiCo implementou novos processos e tecnologias para otimizar o uso de recursos hídricos em toda a sua cadeia de valor, desde o campo até a fábrica. Em Itu, SP, a companhia instalou em 2019 a tecnologia MBR/OR com biorreatores com membranas e osmose reversa. Os parâmetros de qualidade da água resultante do processo seguem rigorosamente as normas de potabilidade de água do Ministério da Saúde. A PepsiCo foi pioneira no Brasil na utilização do sistema MBR  para gerar água para seu processo industrial a partir de efluentes industriais.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024