Inaugurado em 2016 na Zona Norte de São Paulo, o Cantareira Norte Shopping conta com um sistema hídrico autossuficiente com capacidade para tratar cerca de 2,5 mil m3 de esgoto por mês.

No projeto arquitetônico, a solução sustentável teve um custo de implementação de cerca de R$ 4,3 milhões para poder oferecer ganhos tanto para o empreendimento comercial, que economiza mais de 2 mil m3 em água potável mensalmente, quanto para a região, já que o Cantareira Norte Shopping não utiliza água do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região.

Para a depuração, o sistema capta toda a água utilizada nos sanitários e lojas de alimentação, e a armazena em um reservatório da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, onde passa por processos químicos e biológicos, retornando quatro horas depois como água de reúso para ser novamente utilizada na irrigação de jardins e em descargas.

Já a água potável do shopping é proveniente de um poço artesiano e armazenada em dois tanques de 250 mil litros cada. A média diária de consumo varia entre 70 mil e 75 mil litros.

“Desde o início do projeto, o shopping teve a preocupação de criar um modelo com soluções sustentáveis que gerassem economia de água e evitassem o desperdício. Além disso, a iniciativa tem um impacto ambiental e social, não utilizando água do sistema Cantareira, que passa a ser relevante principalmente em momento de crise hídrica, e a nossa contribuição para a sociedade é não utilizar essa água, deixando para a população, e evitando o desperdício”, afirma Humberto Moreira, superintendente do Cantareira Norte Shopping.

A medida adotada pelo empreendimento é tão importante para o meio ambiente que o inseriu dentro das estatísticas divulgadas pela Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers em seu Relatório de Sustentabilidade, que apresenta dados importantes sobre o segmento. Nele, os últimos índices divulgados mostram que 18,6 milhões de m3 de água por ano são tratados pelos shopping centers. E de reúso, o número chega a 6,6 milhões de m3 de água por ano.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025