A necessidade do uso consciente dos recursos naturais é um tema já bastante discutido na sociedade – e recentemente passou a surgir também como tendência de consumo dos brasileiros. Segundo levantamento do Itaú Unibanco e da Rede, os gastos com equipamentos para captação e reutilização de água da chuva tiveram um incremento de 290% no quarto trimestre de 2022, na comparação com o mesmo intervalo de 2021, e de 79% na quantidade de transações. A medida, além de gerar economia no futuro, é um exemplo de consumo ambientalmente consciente.

A disponibilidade de novas tecnologias mais acessíveis também impactou os gastos com energia solar, que registraram salto de 173% no faturamento e de 95% na quantidade de transações no período. Além de ser uma fonte de energia renovável e inesgotável, a tecnologia traz diversas vantagens para o meio ambiente – não libera gases, nem polui o ar, a terra e a água, além de não interferir no aquecimento global. Recursos para a utilização de gás natural também tiveram alta – de 255% no valor transacionado e de 234% no volume de operações.

Os dados indicam que a preocupação com a sustentabilidade é um tema crescente no cotidiano da população brasileira. Os insights são do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros, uma análise feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco, nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, e pagamentos via Pix (de CPF para CNPJ). Os números são relativos ao 4º trimestre de 2022, na comparação com igual período de 2021.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026