Sistemas de ultrafiltração (UF) e osmose reversa (RO) podem ser combinados para tratar efluentes contendo matéria sólida em suspensão. “Após a osmose reversa, a qualidade da água é quase equivalente à da água potável. Dependendo do processo usado, o valor do pH ainda precisa ser ajustado ou a amônia precisa ser removida usando trocadores de íons”, explicou Jens Lipnizki, chefe de Marketing Técnico de Membranas da Lanxess, empresa alemã de produtos químicos especiais.

Juntamente com a francesa Polymem, a Lanxess concluiu recentemente um projeto para uma empresa de petróleo usando a combinação de UF/RO para remover sólidos em suspensão e borato dos efluentes de uma refinaria em Apúlia, Itália, disponibilizando a água para reutilização no processo. Os sólidos foram removidos e o teor de borato reduzido em cerca de 97%. O processo de baixa pressão também se destaca devido ao investimento relativamente baixo e ao seu consumo de energia igualmente reduzido. As discussões relativas a uma expansão adicional do sistema estão em andamento.

Um outro exemplo de processo baseado em RO é o tratamento de chorume de suínos, como tem sido praticado com sucesso em sistemas descentralizados nos países do Benelux há anos. Na primeira etapa, é aplicado um tratamento físico-químico no qual o sulfato ferroso e um agente floculante são adicionados à pasta. A matéria sólida é separada por meio de um filtro e vendida em forma de granulado como fertilizante orgânico para jardins. A fase líquida restante é concentrada ainda mais por osmose reversa. Em combinação com um processo de troca iônica, a maioria dos íons de amônio também pode ser removida do permeado. O tratamento da pasta resulta em uma fase líquida granulada e concentrada. Além disso, é produzida água limpa, que pode ser facilmente reutilizada.

Desde meados de 2018, a Lanxess vende membranas de fibra oca neofílica Gigamem da Polymem, um dos principais fabricantes mundiais de membranas e sistemas de UF de alta qualidade para aplicações de água potável e efluentes. Dessa forma, a empresa adicionou ultrafiltração ao seu portfólio de tecnologia existente para tratamento de água.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021