O IDEA Bagé Porto Alegre, RS, da incorporadora Capitânia, é o primeiro prédio do país a conquistar a certificação de sustentabilidade mais elevada do Green Building Council Brasil.

A categoria Platina foi obtida devido aos alcance de 91 dos 110 pontos possíveis na análise do órgão. Os critérios contemplam aspectos como o uso racional da água, os materiais e recursos utilizados, a qualidade ambiental interna e até requisitos sociais, dentre uma lista extensa de exigências.

O empreendimento conta com uma seleção de itens sustentáveis: materiais certificados e declarações ambientais de produto atestam o ciclo de vida e baixo impacto ambiental do edifício. Além disso, a redução de custos pelo uso eficiente da água, fontes de aquecimento solar e iluminação natural e outras tecnologias geram valorização patrimonial e receita extra. Para completar, o edifício está próximo de recursos, transportes e praças e é favorecido pela vegetação nativa presente na fachada e demais áreas do prédio.

O condomínio alia automação e IoT - Internet das Coisas com diferenciais sustentáveis exclusivos: sistema de painéis fotovoltaicos com capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do edifício e ainda abastecer em torno de 30% da energia dos apartamentos, sistema de aquecimento de água central através da energia solar, aplicação de sensores inteligentes que medem instantaneamente os consumos de água, energia e gás, fachada autolimpante e termicamente eficiente, coleta da água da chuva e da gerada pela condensação dos aparelhos de ar-condicionado para utilização em irrigação.

O GBC Brasil é uma organização sem fins lucrativos que faz parte do movimento global World Green Building Council, presente em mais de 70 países. O GBC tem a missão de fomentar o desenvolvimento da indústria nacional da construção civil, com foco na sustentabilidade socioambiental. A Certificação GBC Brasil Condomínio é voltada para o mercado imobiliário residencial e visa promover a transformação do setor da construção por meio de estratégias desenvolvidas para alcançar objetivos como mitigação dos impactos da mudança climática, melhoraria da saúde humana e bem estar do morador, proteção e restauração de recursos hídricos e desenvolvimento da economia verde.

“Em contraste com alguns empreendimentos que colocam meia dúzia de painéis fotovoltaicos ou uma cisterna para recolher água da chuva e se dizem prédios sustentáveis, no IDEA Bagé houve um grande comprometimento entre as pessoas envolvidas, com o intuito de ir a fundo na busca por soluções ecológicas. Cada detalhe foi pensado e foi isso que garantiu o recebimento do selo GBC Platina. Essa certificação máxima é o reconhecimento, feito por um órgão com credibilidade internacional, de que o IDEA Bagé é um edifício verdadeiramente sustentável”, diz Mauro Touguinha, engenheiro e sócio da Capitânia, parte da equipe que desenvolveu o conceito IDEA.

Os engenheiros responsáveis pelo projeto estimam uma economia total para o condomínio de R$ 8,1 milhões, equivalente a R$ 933 mil para cada uma das unidades, ao longo dos 50 anos de vida útil do edifício. O sistema de aquecimento de água central solar reduz o consumo de gás em mais de 80%. Chuveiros com certificação LEED atendem aos requisitos de construções sustentáveis, reduzindo a metade o consumo de água dos banhos. O  sistema de descarga das bacias sanitárias reduz o consumo de água em 30%.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024