A Sabesp inaugurou mais uma usina fotovoltaica, na ETE - estação de Tratamento de Esgoto em Monte Alto. O  investimento foi de R$ 4 milhões. A usina possui capacidade de 1 MW, com potencial de geração de 1,9 milhão de kWh ao ano. O volume de energia elétrica seria suficiente para abastecer 780 residências.
Com o volume de energia produzida, a companhia compensará créditos com consumo de eletricidade que utiliza em suas instalações operacionais em Monte Alto e mais três municípios da região.

A iniciativa da Sabesp é importante, já que o consumo de energia na prestação dos serviços de saneamento básico representa uma das maiores despesas do setor.

A usina de Monte Alto é a quarta entregue pelo Programa de Geração de Energia Fotovoltaica por Geração Distribuída da Sabesp. A Companhia já  inaugurou outras três usinas em Orindiúva, Elias Fausto e Euclides da Cunha Paulista, que também compensam créditos com consumo de eletricidade usada nas instalações operacionais dos seus municípios e de outras cidades da região.

O Programa de Geração de Energia Fotovoltaica da Sabesp possui investimentos de cerca de R$ 245 milhões financiados pelo BID Invest e  prevê a implantação de aproximadamente 30 usinas fotovoltaicas em áreas da companhia, principalmente no interior do Estado. Com potência de 1 a 4  MW, as unidades totalizarão cerca de 60 MW pico de potência. A  energia gerada será suficiente para suprir 4,5% de toda energia consumida pela Sabesp ou 60% de toda a energia elétrica consumida em baixa tensão na companhia.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025