A Sabesp inaugurou mais uma usina fotovoltaica, na ETE - estação de Tratamento de Esgoto em Monte Alto. O  investimento foi de R$ 4 milhões. A usina possui capacidade de 1 MW, com potencial de geração de 1,9 milhão de kWh ao ano. O volume de energia elétrica seria suficiente para abastecer 780 residências.
Com o volume de energia produzida, a companhia compensará créditos com consumo de eletricidade que utiliza em suas instalações operacionais em Monte Alto e mais três municípios da região.

A iniciativa da Sabesp é importante, já que o consumo de energia na prestação dos serviços de saneamento básico representa uma das maiores despesas do setor.

A usina de Monte Alto é a quarta entregue pelo Programa de Geração de Energia Fotovoltaica por Geração Distribuída da Sabesp. A Companhia já  inaugurou outras três usinas em Orindiúva, Elias Fausto e Euclides da Cunha Paulista, que também compensam créditos com consumo de eletricidade usada nas instalações operacionais dos seus municípios e de outras cidades da região.

O Programa de Geração de Energia Fotovoltaica da Sabesp possui investimentos de cerca de R$ 245 milhões financiados pelo BID Invest e  prevê a implantação de aproximadamente 30 usinas fotovoltaicas em áreas da companhia, principalmente no interior do Estado. Com potência de 1 a 4  MW, as unidades totalizarão cerca de 60 MW pico de potência. A  energia gerada será suficiente para suprir 4,5% de toda energia consumida pela Sabesp ou 60% de toda a energia elétrica consumida em baixa tensão na companhia.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024