A Rio+Saneamento fez o lançamento da Pedra Fundamental da Adutora de Água Tratada do Contorno, que marca o início das obras para solução definitiva do abastecimento de água no município de Rio das Ostras, RJ.

Ao todo, serão investidos R$ 60 milhões em ações de melhorias no sistema da cidade. As obras devem ser concluídas num prazo de 12 meses. No dia 6 de dezembro, 10 carretas trouxeram 2 km de tubulações (cerca de 360 tubos de 500 mm de diâmetro em ferro fundido) para a construção da nova adutora. O equipamento terá 12 km de extensão e será responsável pelo abastecimento da região norte da cidade.

“Quando assumimos a operação em Rio das Ostras há quatro meses, encontramos um sistema insuficiente e com vários problemas de manutenção. Já investimos cerca de R$ 3 milhões até aqui. Agora, com a nova adutora e a ampliação da captação e da estação de tratamento, levaremos mais água, resolvendo de forma definitiva o problema de abastecimento da cidade”, afirmou o presidente da concessionária, Leonardo Righetto. Segundo ele, esta é uma das ações que integram o projeto adotado pela concessionária para acabar com os problemas de abastecimento e distribuição de água na cidade, que se estendem há anos. 

As ampliações da Captação Ponte do Baião e da Estação de Tratamento de Água (ETA de Rio Dourado) também estão incluídas no pacote de obras para o projeto da Rio+Saneamento no município. A ETA será expandida em 50% por meio de intervenções estratégicas que adotam tecnologia de ponta. Além disso, haverá a construção de um grande reservatório e de duas estações de bombeamento, investimentos para regularizar o abastecimento de água não só nesses bairros da região norte, mas também em todo o distrito sede de Rio das Ostras.

A Rio+Saneamento vem trabalhando com o reforço de empresas de consultoria especializadas em projetos e soluções de engenharia a fim de auxiliar na concepção de iniciativas que tragam segurança operacional para o fornecimento de água. Nos últimos meses, uma equipe de engenheiros especialistas acompanhou o sistema de Rio das Ostras para fazer o detalhamento do projeto executivo de melhorias. A comitiva visitou a captação e a ETA Rio Dourado e fez o reconhecimento de áreas para a construção do reservatório e elevatórias para nova adutora do Contorno. Os técnicos também percorreram todo o trecho por onde passa a adutora de água tratada na cidade.

Após assumir a operação, a concessionária recebeu a Captação Ponte do Baião com problemas na estrutura como os conjuntos girantes das bombas deteriorados e assoreamento da lagoa de sedimentação. Tudo isso prejudicava o sistema de distribuição, reduzindo o volume que precisava ser distribuído para a população. Entre as ações já realizadas, a empresa conseguiu retirar cerca de 2 mil toneladas de resíduos sólidos dos decantadores e pátio da unidade, o que limitava a operação.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024